Better Call Saul 2×05 — Rebecca

Rebecca trouxe para Better Call Saul o que essa temporada estava apresentando pouco: fluidez, bom humor e músicas mais marcantes.

Faça o seu trabalho, Jimmy. Prove que você pode ficar uma semana, ou melhor, um dia sem infringir as normas ou irritar seu chefe.” WEXLER, Kim

O episódio leva o nome da ex-esposa de Chuck, Rebecca. Com um retrospecto na vida dos irmãos, voltamos a um tempo em que o primogênito já tinha problemas com Jimmy, apesar de sempre ter sido mais sofisticado e bem sucedido. Em parte, Chuck se ressente pela facilidade que Jimmy tem em conquistar as pessoas, mas o conflito entre eles vai muito além disso e Rebecca nos deu algumas respostas.

Apesar de Rebecca não ter sido aprofundada, o fato de um episódio levar o nome da personagem pode indicar a importância que ela teve para que a situação chegasse no ponto atual. Ainda não se sabe nada sobre ela: seria Rebecca ex-esposa mesmo? Talvez tenha falecido, talvez tenha tido um relacionamento de traição com Chuck. É possível que os próximos episódios esclareçam algumas coisas.

As consequências da irresponsabilidade de Jimmy não foram muito drásticas, ele recebeu uma merecida bronca e uma “babá”, a jovem advogada Erin. Poucas horas de trabalho no fórum são suficientes para que ela se indigne com os métodos de Jimmy. Apesar disso, Erin se declara genuinamente em missão de paz. Ela com certeza será uma boa e importante aliada se Jimmy quiser continuar nesse desafio profissional.

Ainda no fórum, Jimmy encontra um velho amigo dos tempos de defensoria e trava com ele um diálogo que poderá ser decisivo em sua vida. Fica a sensação de que foi nessa conversa que Jimmy deixou a ficha cair: ele liga tanto assim para os bens e o status de trabalhar no Davis & Main? Ter um bom carro e apartamento corporativo são coisas legais, mas sustentam a insatisfação de trabalhar com algo que não nos faz feliz?

Kim simplesmente não se importa mais com o que Jimmy faz ou deixa de fazer por ela e se desvencilha totalmente das pequenas “armadilhas” dele. Ela está determinada a recuperar seu lugar no HHM e tal situação evidencia o paralelo entre a determinação dela — seguindo regras, sendo paciente, demorando mais para ver os resultados — e a de Jimmy — impaciente e eficiente, mas normalmente baseada em métodos questionáveis. Jimmy errou e quem pagou caro foi ela, e como isso é bastante injusto, ficamos na torcida para que as coisas se ajeitem logo para a advogada.

Kim e Chuck têm uma conversa importante para a trama, carregada de emoção e cumplicidade. Ele faz uma revelação sobre o passado do irmão, que roubou aos poucos quase 15 mil dólares do negócio do pai. A forma como a cena foi trabalhada deu a entender que ele não contou isso para Kim para prejudicar diretamente o irmão, mas sim como um desabafo e um alerta. Agora a desconfiança de Chuck faz mais sentido, pois, segundo ele, o pai morreu sem querer acreditar que Jimmy, sempre tão companheiro e bom, tivesse feito aquilo.

A revelação foi importante para esclarecer um pouco da relação de Chuck e Jimmy — que varia entre desconfiança, inveja e ressentimento, mas eventualmente com um toque de carinho — e deixou a dúvida de como Kim lidará com tudo isso.

Mike, que continua se desenvolvendo de forma independente à trama de Jimmy, cruza pela primeira vez com um personagem importante e provou que continua durão. O tio de Tuco, Hector Salamanca (aquele da sinetinha irritante em Breaking Bad) lhe pede ajuda para diminuir a pena do sobrinho e o pedido não foi bem recebido por Mike. Better Call Saul promete revelar muito mais sobre essa história, que começou bem antes de Heisenberg e terminou nas mãos dele — depois de muita treta, lógico.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER