Breaking Bad 5×14 — Ozymandias

Onde… está… o Hank? — WHITE, Skyler

Bom, Hank está a sete palmos no meio deserto e eu estou procurando meu queixo até agora. Não é por menos que o próprio criador Vince Gilligan considera este o melhor episódio de toda a série.

O início dele já nos dá uma noção do que está por vir. Era como se aquele flashback da primeira vez que Walt e Jesse se juntaram para cozinhar metanfetanima fechasse o ciclo da série, apesar de ainda faltarem dois episódios para seu series finale.

A cena de abertura mostra o quanto a trama evoluiu e como os personagens se distanciaram do que eram naquela época, pouco mais de um ano atrás. Pinkman era um débil, incosequente e totalmente “devotado” ao Sr White. Este era o homem de família, que precisava repetir para si mesmo uma desculpa esfarrapada antes de dá-la a sua esposa.

Então, aquele mesmo cenário, imutável e árido por natureza, se transforma diante dos nossos olhos, transformando-se no palco de uma situação totalmente diferente. E se não estivéssemos acompanhando essa jornada há tanto tempo, não acreditaríamos no que nossos olhos estavam vendo.

BB 5x14

O desfecho do tiroteio se desenrola de maneira tensa, mas sem pressa, com muita conversa e uma câmera bem fechada nas expressões de cada um. Destaque para o silêncio “ensurdecedor” depois do BANG que, apesar de ter matado Hank, parece que atingiu Walt em cheio, que cai e choraminga. Maneira fantástica de mostrar o efeito daquilo em sua vida.

Só que mais uma vez, sua soberba fala mais alto. Ele não admite que foram seus atos que os trouxeram até ali e que custaram a vida de seu cunhado. Nada disso. O culpado de tudo é Jesse, afinal ele o traiu e merece morrer. Mas como ele não tem culhão para matá-lo com as próprias mãos, resolve contar sobre a morte de Jane, pois sabe que isso vai machucá-lo muito mais que qualquer coisa que a família do Todd possa fazer.

Enquanto isso, Marie resolve colocar de vez o pau na mesa. Supondo que tudo estava resolvido, ela tenta resgatar a irmã, acreditando que uma mulher que se sentia tão oprimida a ponto de quase se afogar na própria piscina, não poderia ter virado a casaca assim.

A verdade é que Skyler, depois do inferno que passou, se encontrou em uma posição confortável e estava mais uma vez no controle da família. E como não se pode mudar o passado, o melhor a fazer era aproveitar o presente e let it go.

Mas tudo muda quando ela chega em casa e encontra um Walt desesperado para fugir. Naquele momento, tudo que ela mais temia aconteceu: sua família foi atingida e seus filhos estavam em risco. E isso foi o bastante para que ela saísse de seu comodismo e escolhesse a faca. Aliás, que outra cena fantástica! Como se a produção provocasse os espectadores sobre qual seria a decisão dela.

BB 514

O corte de raspão na mão de Walt pareceu uma punhalada pelas costas. E, assim como fez com Pinkman, na impossibilidade de infligir dor de maneira física, ele resolve ferir Skyler levando consigo a filha. E que boa hora para a menina dizer suas primeiras palavras, não? Fico imaginando como conseguiram fazer essa garotinha ficar repetindo “mamã”. Um Emmy para ela!

No final das contas, Walt cai em si, devolve a menina e ainda tenta, através de uma ligação para lá de dura de um lado e sofrida de outro que só os espectadores puderam ver, livrar a cara de sua esposa, afinal com ele fugindo, todas as atenções e tensões estarão em torno dela.

E pensar que ele perdeu tudo pelo que lutou tanto e fez tantas barbáries. E eu não estou falando dos barris de dinheiro.

PS 1: “Eu ainda tenho coisas para resolver.” O que seriam essas coisas? Matar a família do Todd com uma metralhadora? rs

PS 2: Num falei que a cena do flashforward era muito saudosista, como se ele não estivesse mais com sua família?

PS 3: Jesse, mais uma vez, se fod3u. Eu acredito que sua jornada atual na série seja seu purgatório pelas coisas erradas que fez e, portanto, deveria ter um final feliz. Será?

PS 4: Os haters de Skyler amaram o bitch que o Walt soltou durante a ligação, não?

Fique agora com um teaser do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER