Breaking Bad 5×15 — Granite State

Não pode ter sido tudo em vão.” — WHITE, Walter

Aparentemente, foi sim, Mr Walt. O que vimos neste episódio é algo que vinha se anunciando há algum tempo e que eu comentei na review de To’hajiilee: pessoas covardes e traiçoeiras como Walt costumam terminar sozinhas e decadentes.

Este penúltimo episódio — intitulado Granite State, em referência tanto ao novo lar de Walt, o estado de New Hampshire, quanto ao seu estado, petrificado pelo medo — começou mostrando o velho Walt, possuído mais uma vez pela emoção e tramando sua vingança contra Jack para reaver o que lhe foi roubado.

Mas não é exatamente do dinheiro que Walt está atrás. Vejam, ele não diz “roubaram meu dinheiro”, ele diz “roubaram o meu trabalho” e, apesar de neste mesmo diálogo, ele voltar a dizer que fez tudo pela família, como acreditar? Como levar a sério se ele prefere se esconder e jogar sua família no fogo ao invés de protegê-la de verdade? Não estou dizendo que ele não gosta dela, não se preocupa, etc. O estopim de tudo isso pode sim ter sido assegurar o futuro dela, mas em algum momento, seu ego tomou a dianteira e deu no que deu.

Essa covardia de Walt em enfrentar as consequências dos seus atos e, mais do que isso, em assumir que ele perdeu o jogo, coloca Skyler na linha de tiro. Por um lado, a polícia a pressiona para revelar onde Walt está ou qualquer coisa que possa incriminar outras pessoas envolvidas no esquema, sob a pena de pagar o pato sozinha. Por outro, ela é ameaçada por Todd & cia caso abra o bico. E como Lydia não ficou satisfeita com um simples aviso, eu não descartaria nada neste finale, apesar de acreditar que ela não vá morrer.

Voltando ao Walt, chega a ser engraçado, para não dizer patético, suas tentativas de continuar ameaçador. Primeiro, ele “engasga” bem na hora em que repetia sua ameaça a Saul. E o mais covarde dos covardes, percebendo a fraqueza, trata de se mandar. Depois, ele olha com ar de desafio para o cara dos aspiradores de pó quando este diz que se sair dali, ele será preso. Óbvio que sua soberba faz com que ele tente provar o contrário imediatamente, mas acaba sucumbindo a sua doença e ao medo. Mesmo assim, foi emblemático vê-lo pegando seu chapéu todo amassado e colocando-o, talvez, pela última vez.

BB 5x15

Mas a imagem mais forte foi mesmo ver seu estado depois de alguns meses vivendo sozinho. Acredito que o #TeamWalt tenha ficado triste ao vê-lo implorando por uma hora de atenção. A verdade, porém, é que sua atitude foi patética. Assim como a tentativa de fuga de Jesse.

Obviamente, partiu meu coração ver seu plano de fuga dar errado, mas não posso fechar os olhos para sua tremenda burrice, um grande retrocesso na evolução de seu personagem. Se Todd matou um menino a queima roupa no meio do deserto do nada, o que ele imaginou que aconteceria caso não cumprisse o que foi pedido? Que Todd não cumpriria sua ameaça de fazer mal a Andrea?

De qualquer maneira, foi “lindo” acompanhar Todd, o psicopata mais cavalheiro do universo, indo até a casa dela, verificando se o menino não estava por perto, e ainda dizendo “não é nada pessoal”, antes de enfiar uma bala em sua nuca na frente de Jesse. Todd sim é o sucessor natural de Gus, um garoto de fala mansa que não tem medo de agir com a violência necessária para que sua “mensagem” fique bastante clara. Acho que vou virar #TeamTodd.

Por fim, ao encarar a possibilidade da morte na solitária que ele mesmo escolheu, Walt decide fazer algo por sua família. O problema é que ele sempre faz a coisa errada. Em vez de se entregar para aliviar a barra de Skyler, ele faz contato com filho, não para ao menos pedir desculpas, mas para dar desculpas e tentar enviar dinheiro, aquele mesmo que estava enterrado no deserto, onde hoje jaz Hank (e Stevie).

Apenas morra!’ — WHITE, Walter Jr

Preciso escrever mais alguma coisa sobre isso?

Chegamos ao gran finale, ao flashforward que agora não parece mais tão enigmático, mas que ainda guarda o grande mistério de quem Walt quer assassinar com o veneno. E com seus ex-sócios o humilhando publicamente, a lista de “candidatos” só aumenta…

Assista ao teaser do series finale (que não tem sequer uma cena inédita, mas que vale para relembrar algumas cenas e pela canção perfeita para o momento):

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER