Bye bye, The Firm

Olá, meus lindos! Antes de dar uma olhada nos números da semana, que tal entender melhor o que é o tal período de sweeps, no qual acabamos de entrar?

O Instituto Nielsen realiza a medição da audiência americana de forma eletrônica. Porém, em determinadas épocas do ano, eles enviam para as casas de amostragem diários (de papel mesmo), para que os moradores preencham com os programas que assistiu, quem os assistiu e assim por diante. São os sweeps periods, ou períodos de varredura. Eles costumam durar um mês, mas cada casa fica em posse do diário somente por uma semana. As datas são conhecidas por todas as emissoras, até porque é de interesse delas montar uma programação cheia de novos episódios, a fim de agradar os espectadores que estarão preenchendo os tais diários em casa, né?!

Em fevereiro, a varredura começou no dia 2 e vai até o dia 29. Nesta temporada 2011/12, ainda teremos mais dois sweeps periods: um de 26 de abril a 23 de maio e outro de 28 de junho a 25 de julho.

Bom, agora, vamos aos números da semana:

As coisas estão voltando ao normal em Storybrooke. Pelo menos quando o assunto é audiência. ONCE UPON A TIME marcou 3,5 na demo e teve quase 11 milhões de espectadores no episódio de domingo passado.

GLEE foi outra que marcou números expressivos. No episódio de terça-feira passada, um tributo à Michael Jackson, a série atingiu 3,7 na demo e 9 milhões de espectadores, os melhores índices desta terceira temporada.

PERSON OF INTEREST vem batendo recorde atrás de recorde. Na última quinta-feira, voltando de um pequeno hiato, a série fez 3,3 na demo e 15,1 milhões de espectadores!

HART OF DIXIE está sofrendo desde que o novo ano começou. Semana passada, a série de Rachel Bilson marcou 0,6 na demo e está se tornando séria candidata ao cancelamento.

SHAVON voltou do mega hiato, e ninguém parece ter dado bola (hereges!). O episódio de RINGER de terça-feira passada fez 0,6 na demo, algo que não é bom nem na CW.

Eu não falei? Na última sexta-feira, a NBC anunciou oficialmente que THE FIRM (que conseguiu se superar e marcou medíocres 0,8 na demo) será movida para as noites de sábado (para lá morrer em paz e nunca mais voltar), e começa já no próximo dia 11. A partir desta quinta, dia 9, reprises de Grimm assumem o horário do drama jurídico, até a estreia de Awake em 1º de março. Eu até lembraria que Awake é a última esperança da emissora, mas hoje temos a estreia de Smash. O piloto liberado online cumpriu seu papel e “causou”. As críticas estão excelentes. Vamos ver agora nos índices de audiência…

Como fica a segunda-feira da Fox?

Até o fim desta temporada, nada menos que quatro séries diferentes terão se revezado nas noites de segunda da Fox: House, Terra Nova, Alcatraz e a ainda inédita (em seu horário) Touch. O que sabemos até agora, analisando os números da audiência?

Bem, House está em franco declínio, mas ainda quebra um bom galho pra Fox (especialmente agora que voltou para seu horário habitual das 20h). A série já está em sua oitava temporada, e isso significa um orçamento caro. Se Hugh Laurie quiser voltar, a série volta. Se não, não. Depende muito mais dele e dos produtores que dos índices em si.

Terra Nova, apesar de ser estreante, também teve um orçamento altíssimo (torrado em efeitos visuais, claro). A audiência da série nunca foi espetacular, mas a da primeira metade da temporada foi definitivamente melhor que a da metade final. Porém, é de se pensar que a Fox tenha investido toda essa fortuna para cancelar o seriado dessa forma. Terra Nova é o tipo de produção que até consegue trazer retorno financeiro das vendas de licenciamento internacional, videogames, brinquedos e DVDs (como a série é produzida pela própria Fox, todo esse dinheiro vai pra ela).

Alcatraz está no ar não faz nem um mês, e também não está marcando nada excepcional. Seus números estão ligeiramente melhores que os de Terra Nova, mas ainda é cedo para fazer previsões. E Touch ainda nem estreou no horário que vai ocupar (segundas às 21h), mas teve um preview especial exibido no último dia 25, uma quarta-feira, logo após American Idol. Bom, isso certamente ajudou no excelente índice de 3,9 na demo.

O fato é que a Fox vai realizar experimentações com sua grade. Após o episódio de 27 de fevereiro, House entra em um hiato de um mês e só volta em 2 de abril. Touch estreia dia 1º de março, e vai conviver com o último mês de Alcatraz. O negócio é esperar e ver no que isso vai dar, minha gente.

E vocês, acham que Alcatraz vai formar um bom par com Touch? Até a semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER