Cadê minha série favorita indicada ao Emmy?

Época de Emmy bate um desespero, não é? Ainda mais para você que acompanha qualquer coisa produzida pela CW ou se curte alguma série de ficção científica/fantasia. A angústia, o desespero, a dor, o medo. Será que finalmente Nina Dobrev será reconhecida pelo seu desempenho em The Vampire Diaries? Será Jared Padalecki conquistará o merecido reconhecimento pelo seu desenvolvimento dramático em Supernatural? Será que Fringe conseguiu quebrantar o coração dos votantes da Academia com sua temporada derradeira (vamos superar John Noble logo, gente?)?

O que o Emmy fez, meu Deus? O que aconteceu?

E o anúncio dos candidatos é feito e você corre seus olhinhos afoitos em todos os nomeados e CADÊ? CADÊ MINHA SÉRIE FAVORITA INDICADA AO EMMY? E não passam muitos minutos para você estar amaldiçoando até a oitava geração dos votantes do Emmy por terem ignorado, completamente, a existência de The Carrie Diaries (a CW tem fixação pela palavra diaries) e não terem visto todos os mil clones que a Tatiana interpreta em Orphan Black.

Cadê a minha série

Revoltado, você ainda precisa me aturar na #GONGSHOW escrevendo um texto sobre seus tormentos da alma de viciado em séries. Mas, passada a revolta, você me olha com um fio de esperança estampado nos olhos, como um jovem Clark Kent olhando para o sol em Smallville (não sei se de fato ele olha para o sol, porque abandonei a série na sexta temporada), e me pergunta como faz para não se frustrar mais e ver uma série que você gosta indicada ao Emmy. Essa coluna não é a Manual Prático (um beijo, Edu), mas vai te dar uma dica importantíssima.

Primeiro: não veja séries da CW

Não veja séries da CW!

Pode parecer pegação de pé minha com a emissora de TV que mais cresce no Brasil nos EUA e é mesmo, mas nesse caso, tem um pouco de sentido. A chance de uma The Vampire Diaries ou de uma The Carrie Diaries chegar às categorias nobres do Emmy é quase a mesma do time de futebol do Azerbaijão ganhar uma Copa do Mundo (CW mesmo só em categorias técnicas e olhe lá). Temos que ser realistas, meu povo.

Segundo: assista a séries da AMC e da HBO

Assista a séries da AMC e da HBO!

Se você quer ver sua série brilhando lindamente entre os nomeados ao Emmy, a dica é bastante simples: veja alguma coisa da AMC ou da HBO. Até porque são os melhores em produzir séries de qualidade ou então em produzir séries com uma qualidade não tão boa assim, mas ótima em aparentar que é excelente e enganar uma multidão, sendo louvada como a oitava maravilha dramatúrgica (sim, estou falando de The Walking Dead e de Treme).

Praticamente tudo que a AMC produz vai pro Emmy e, geralmente, costuma ganhar muita coisa. Mad Men, Breaking Bad, The Killing, menos The Walking Dead que os votantes do Emmy detestam e só lembram dela em categorias técnicas. A emissora só conhece sucessos. Sinceramente, se quer reconhecimento no Emmy, você tem que estar sintonizado no canal certo.

Terceiro: ser fã de ficção científica/fantasia

Assista à ficção científica certa! Sim, estou falando de Arquivo X!

Meu jovem, se você é fã de ficção científica e essa sci-fi não é Arquivo X, então, meus pêsames. Fringe ta aí pra provar o que eu digo. NUNCA FOI INDICADA A MELHOR SÉRIE. E não adianta usar como desculpa que os votantes são velhinhos e não curtem ficção científica, que Arquivo X já foi indicada a várias categorias nobres do Emmy, ganhando algumas delas. E também não adianta apelar para o Globo de Ouro e falar que o prêmio é mais democrático porque Fringe também não teve muitas chances por lá (ao passo que Arquivo X levou cinco estatuetas para casa). Agora, se você for fã de fantasia e essa fantasia não for Game of Thrones, então desista.

Então, na base do puro recalque, você diz: O EMMY NÃO SERVE PARA NADA.

Não é bem assim. E dizer isso mostra um completo desconhecimento de causa. Para começar, o Emmy é um prêmio feito pela indústria televisiva e para a indústria televisiva. Ele não é feito por fãs e nem para fãs. Se você quer algo do tipo, corre para o People Choice ou para qualquer coisa feita pelos MTV Awards, que premiam a diversão do ponto de vista do espectador adolescente. Aliás, são nesses prêmios que Nina Dobrev consegue alguma coisa graças à ação frenética dos fãs e que Kristen Stewart ganha como melhor atriz!

O Emmy serve para muitas coisas: para lançar novas estrelas e consolidar outras, para aumentar a audiência das séries vencedoras, para ditar certa noção de gosto e de competência técnica e artística, para conquistar novos investidores e patrocinadores.

Nós somos da AMC, gato! Comemora!

Nem sempre eles acertam no que é de fato melhor, mas premiam com o objetivo de recompensar seus mais bem acabados produtos. Por isso, AMC e HBO sempre estão batendo cartão lá. O cuidado e o esmero nas produções são irrepreensíveis. O mesmo não se aplica à CW.

Trabalho na AMC. Já ganhei vários.

E olha, dos prêmios grandes, o Emmy é um dos mais liberais. Ou você acha que um personagem como o de Chris Colfer em Glee teria alguma chance de vitória se fosse em um Oscar (lembrando que o Oscar não teve colhões para premiar Brokeback Mountain)? Ou alguém vê um personagem de fantasia com o vivido por Peter Dinklage sendo agraciado com uma estatueta dourada (nem Sir Ian Mckellen com seu inesquecível Gandalf conseguiu)? Eu esqueci quando foi a última gordinha que ganhou um Oscar, mas me lembro muito bem de uma ganhando um Emmy. Um beijo Melissa!

Convivam com minha vitória, bitch! Eu sei que não é a vitória do Emmy, mas finjam que é, ok?

Conhecimento de causa é sempre bom! Emmy não é prêmio para fãs. Acostumem-se ou passem a adotar as queridinhas do Emmy como favoritas. Aí, nunca haverá decepção.

Uma imagem vale mais que mil palavras!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER