Cansei de miojo: culinária sem mistério no Youtube

A cena é recorrente: sabe quando nós temos aquele dia difícil? Tudo deu errado, você tirou nota baixa na faculdade, levou bronca no trabalho, pegou o combo chuva + ônibus lotado… Aí você chega em casa e a única coisa que te conforta é aquele prato quentinho de macarrão instantâneo, preparado em três minutos? PODE ESQUECER TUDO! Se depender do chef paraense Rafael Aflalo e do seu canal Cansei de Miojo, a sua cozinha está prestes a passar por uma revolução. E é mais fácil do que você pode imaginar.

Com uma linguagem desgourmetizada e sem os clichês esnobes de muitos programas de culinária, o projeto já reúne mais de 14 mil inscritos no YouTube e mais de 41 mil likes no Facebook. Toda essa gente se reuniu em torno do ideal de que cozinhar bem é possível para qualquer um. “Ao meu ver, cozinha é treino, é prática. Não existe ‘talento’ pra quem não se arrisca. Cozinhar é isso, é tentativa, erros e acertos, muitas vezes mais erros que acertos, mas é assim que aprendemos em tudo na vida”, conta o chef que começou tudo em 2009, ainda como estudante de gastronomia, com um blog experimental que culminou na criação do canal, ano passado.

Sim. É uma pizza, é real, é de comer e dá pra fazer em casa (Fonte: YouTube)

Recheado de bom humor, temperado com simplicidade e uma pitada de elegância discreta, o Cansei de Miojo ensina desde a brasileiríssima caipirinha para beber no final de semana até a clássica pizza deep dish de Chicago, com um leque extenso e bem plural de manuais rápidos, dinâmicos e práticos, acessíveis para o mais leigo dos aprendizes.

O chef Rafael também preza pela interação direta com o público, estimulando a criação de uma comunidade virtual bem sucedida que cresce a partir do esforço coletivo que esta relação com os seguidores proporciona, se espelhando no exemplo dos consagrados Ana Maria Brogui e I Could Kill for Desert, pioneiros do gênero no YouTube.

É muito bom ver o feedback do nosso trabalho, saber que com esses vídeos bem humorados estou ajudando pessoas a cozinhar melhor e aproveitar da melhor forma os ingredientes. Sempre acompanho as receitas que elas postam em suas redes sociais com a hashtag #canseidemiojo, procuro sempre interagir, dar dicas e responder as dúvidas através dos comentários pra mantendo uma comunidade ativa.” AFLALO, Rafael

Mas não vão achando que todo youtuber já começa nadando em dinheiro, com staff grande e que tudo é feito com facilidade. Produzir conteúdo para o YouTube, especialmente no começo, é ter que saber lidar com pouco recurso e pouco tempo. Paciência, persistência, foco e força de vontade são elementos fundamentais para que essa receita dê certo.

No caso do Cansei de Miojo não é diferente. Além do chef, a equipe também conta com a namorada dele, Naiana Gaby, que faz milagre nos bastidores como sous-chef, cuida da cozinha, da gravação, do cenário, da iluminação captação de áudio, direção, escreve resenhas e dicas no blog e ainda é relações públicas da firma… Ufa! Me deu fome só de pensar.

O que são três estrelas Michelin perto do prazer de trabalhar com quem se ama, não é? (Fonte:YouTube)

O crescente interesse pelo tema, especialmente com ajuda da internet, ajudou a fortalecer a ideia do canal. Atualmente, são incontáveis os números de programas de TV e internet dedicados ao universo dos sabores, das massas aos legumes, com notáveis e anônimos, do Brasil e de fora, tudo é motivo para receita e a legião de seguidores é impressionante. Para o vlogger, “os ingredientes sempre estiveram aí”. Logo, o que mudou mesmo foi o acesso a informação, influenciando uma nova geração de aspirantes a cozinheiros.

Com tanto incentivo e conteúdo disponível, é irresistível não querer começar a cozinhar, não é? O ato reúne amigos e família, agrega valor aos encontros (inclusive os românticos), cria novas memórias e produz momentos de êxtase quase terapêuticos, no antes, durante e depois do preparo, passando pelo momento de sentar na mesa até aquelas conversas deliciosas que rolam quando já estamos com a barriga cheia. De Julia Child a Nigella Lawson, de Gordon Ramsay a Alex Atala, todo mundo teve que começar do zero. Então, tá esperando o que para ir se aventurar no fogão? Se for dica de quem entende do assunto, aí vai uma:

Pra quem quer aprender a cozinhar o melhor jeito é tentar, perder o medo das panelas. Não se preocupar em fazer as receitas perfeitas, mas em apenas fazê-las. A cada tentativa você aprende mais, aos poucos você pega o jeito. Acredito que de certa forma isso também se aplica pra quem quer criar um canal no YouTube.” AFLALO, Rafael

Só não vai começar botando bife no pavê de morango…

Então se você não quer ser a nova Rachel da sua turma, mas sim a nova Monica, basta colar no Cansei de Miojo que não tem erro. Tem vídeo toda semana na página do YouTube, além dos posts no blog e no Facebook. Boa sorte e bom apetite!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER