#CHATIADO (A)

É quase intuitivo, não conseguimos assistir TV em silêncio. A chamada ‘experiência coletiva’ é uma das características mais genuínas da famosa ‘caixa preta’. Ao contrário do cinema, sentimos uma necessidade imediata de compartilharmos nossa opinião sobre o que estamos vendo.

Porém, desde a chegada da Social TV, o famoso watercooler renasceu nas redes sociais. Os comentários dos espectadores ultrapassaram o sofá e ganharam inúmeros interlocutores. A união da TV com a social media fez com que a plataforma, antes sentenciada por muitos, se reinventasse no ecossistema de conectividade que vivemos.

Diante da nova forma de assistir TV do público multitasking, os canais americanos logo trataram de investir em aplicativos e ações que estimulassem o buzz. Em poucos meses ganhamos hashtags oficiais, conteúdos extras e, acima de tudo, firmamos um comportamento inédito na hora de conferir as nossas séries. Mergulhamos definitivamente na Era da TV em Duas Telas!

. Personagens ganham vida nas redes sociais e espectadores mostram, em tempo real, suas impressões. A Social TV inaugura uma nova era da televisão.

Mas, enquanto a indústria americana compreende esse novo perfil do espectador e estimula a imersão, boa parte dos canais nacionais ignora o fenômeno. E nem vem falar que no programa da Fátima e que no Vídeo Show tem esse tipo de incentivo, pois o assunto aqui são as novelas. Ao contrário dos talks shows que já faziam uso da participação do público há tempos, os folhetins ganharam novos — e inéditos — ares na Social TV.

Às vezes a cena nem é tão interessante, mas você está lá comentando não pelo conteúdo em si, mas pela experiência. Desde o histórico #OiOiOi, o brasileiro mostrou que está absolutamente familiarizado com as novas telas do ambiente digital. Segundo o QualCanal, 43% dos brasileiros usa TV e internet ao mesmo tempo, e destes, 29% comentam. Entretanto, não há incentivo por parte dos conglomerados, nenhuma hashtag no canto da tela, uma ação no site, NADA.

Atualmente, no Brasil, vivemos uma triste contradição: enquanto o público migra para a segunda tela e inova a TV, os canais continuam fazendo vista grossa para o hábito e insistindo no formato arcaico do mass media. Shame on you!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER