Chegaste é um docinho de caramelo para os ouvidos

Parceria de Roberto Carlos com Jennifer Lopez é um amontoado delicioso de clichês.

Levei um tempo para escutar o novo single do Rei Roberto Carlos gravado com a Jennifer Lopez. Mas bastou uma única audição para cair de amores por essa delicinha de canção e ouvi-la, pelo menos, umas vinte vezes seguidas. A explicação é justamente pela união do pop chiclete com letra absurdamente clichê. Porém, ao invés de incomodar, a música é extremamente palatável.

Com 57 anos de carreira, Roberto poderia simplesmente não lançar mais nada e viver de seu contrato vitalício com a Rede Globo, lançando seu tradicional especial de fim de ano. Bastava apenas continuar cantando seus hits antigos para seu público devoto e envelhecido. No entanto, ele parece não estar contente em apenas ser o ícone musical que é. Ainda teima em lançar coisas novas.

Por mais que alguns teimem em dizer o contrário, Roberto foi feito para todos os gostos. Todo mundo conhece ao menos uma canção dele, mesmo que não saiba que seja dele. Bandas de rock nacional já fizeram uma versão de uma das músicas. Grandes intérpretes emprestaram suas vozes para as composições dele. Roberto está impregnado em nosso inconsciente. É praticamente aquele tiozão gente boa que encontramos todos os anos.

Relevância

Desde Esse cara sou eu, Roberto não compunha material inédito. E, honestamente, ele nem precisava lançar mais nada. Só que Roberto é um cara que, por mais que já tenha cantado tudo referente ao amor, ainda tem coisas a dizer. E agora ele disse de uma forma imensamente fofa!

Em outubro, quando anunciou uma futura parceria com Jennifer Lopes, pensei: nossa, isso tem tudo para dar errado! Todo mundo sabe que Jennifer não é o melhor exemplo de boa cantora que o mercado latino tem a oferecer. Sua voz combina muito bem com Pitbull e com autotune. Agora ela cantando em português com o Rei? Qual a chance de isso dar certo?

Não podemos nos esquecer de que Roberto é um grande hitmaker. Alguém que criou Detalhes, Como vai você, É proibido fumar, entre outros, tem que ser respeitado. Roberto produziu a versão em português para a música Llegaste, da cantora porto-riquenha Kany García. Soma-se a isso o toque de Midas do produtor Julio Reyes Copello, que tem seis Grammys e já trabalhou com nomes como Alejandro Sanz, Rikcy Martin, Nelly Furtado e a própria JLo. Esta se juntou ao grupo por questões de mercado, uma vez que irá lançar o single em seu próximo álbum.

Quando foi lançada, no dia 16 de dezembro, a música surpreendeu pelo excesso de açúcar. Os versos fazem alusão a um doce de caramelo e não poderia encontrar metáfora melhor para traduzir o que é Chegaste. Irritantemente doce e, exatamente por isso, impossível de comer um só ou escutar uma única vez.

Chegaste e conquistaste

Ao longo de pouco mais de três minutos, Roberto empilha todos os clichês típicos de alguém que se apaixona outra vez. “Quem diria que você viria sem dizer que vinha?/Porque nunca é tarde/Para apaixonar-se” inicia o fofo crescente até chegarmos ao refrão, que escorre da boca feito um doce.

Na entrevista dada em seu especial, na companhia da própria JLo, Roberto disse que canções de amor são mais eficazes, pois atingem diretamente o coração. E é exatamente isso que Chegaste faz logo em seus acordes iniciais ao som de um delicado violão. Depois, o piano que entra em cena faz o resto.

Jennifer até que não faz feio no seu português. Por falar espanhol, soa muito melhor que outras que tentaram o mesmo como Lara Fabian, por exemplo. E por não exigir tanto de sua voz, seus vocais são suaves e contribuem para a atmosfera açucarada da música.

Roberto acertou mais uma vez e provou que não é preciso ser muito inovador para produzir um hit que atinge direto o peito. Mesmo se você não estiver apaixonado, vai querer um amor para toda a vida depois de Chegaste. E com direito a uma dose cavalar de insulina!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!