Como apresentar uma série ao amigo em 5 passos

Se apaixonar por uma série é um presente, né? Alguns presentes são legais de guardar para si, mas alguns só são bons se compartilhados.

Invés de esperar o Natal ou um aniversário chegar, que tal presentear um amigo com uma série que você acha incrível? É fácil, sentimental, significativo e você não vai gastar nada (financeiramente, claro).

Só que esse ato simples, pode se tornar complicado — e sair pela culatra — se você não tiver alguns cuidados. Então junte suas gotas de paciência e esforço e preste atenção nas dicas do Manual de como apresentar uma série aos amigos:

1) Defina personalidades

É hora de abordar a vítima! Cada pessoa é diferente, assim como as séries de TV. Rola Sex and the City para aquele seu amigo durão? Weeds para aquele falso moralista do trabalho? E Hawaii Five-0 para aquela patricinha gente boa, porém fresca? Claro que não estamos aqui para generalizar, mas o ideal é tentar conciliar a qualidade da série com as características das pessoas.

Dá para se atentar à alguns clichês também, mas não é garantido: procedurais e dramas policiais para advogados, dramas médicos para médicos, séries depravadas com muito sexo para depravados que fazem muito sexo e séries fofas para pessoas fofas. Essa só não vale para donas de casa, pois elas vão ficar ainda mais frustradas quando verem a vida agitada das donas de casa da TV (saudades Susan, Gabrielle, Bree e Lynette).

2) Apresente a ideia

A primeira coisa é perguntar se ele tem paciência para acompanhar séries. Não precisa fazer um PowerPoint, mas diga com o que a série se parece. Se for True Blood, confirme sem sofrimento que está mais para O Drácula do Coppola do que para Crepúsculo. Diga os Emmys que a série já venceu (ou Teen Choice Awards), rs .

Conte quem está no elenco, vale um nome de peso tipo Glenn Close ou então, alguém que seu amigo simpatize ou possa simpatizar. A pessoa também tem que estar bem por dentro da história para não pensar que está perdendo tempo. Uma sinopse pessoal e bem construída é ideal. Mas nem pense em contar spoilers! E se for mentir (para não assustar a pessoa logo de cara), tenha bom senso.

3) Obtenha recursos

Além de topar acompanhar uma série contigo, ainda vai fazer o amigo ir atrás sozinho? Não dá. Se a série passa na TV à cabo, informe os horários, as reprises e lembre-se de avisá-lo antes da exibição. Caso seja no computador, você pode disponibilizar os arquivos ou dizer onde encontrar tudo. Mas nada é tããão legal quanto assistir juntos, não é?

Convida para sua casa (ou vá pra casa dele), compre sorvete e pipoca e curtam juntos aquele seu box da primeira temporada ou Netflix. Mas se invés de amigo convidar o crush, não me levem à mal: sem cantadas nem nada parecido, porque se der errado, já sabe que toda vez que ver a série vai lembrar-se disso. Melhor não arriscar!

4) Não imponha presença

Gostou? Ótimo. Continue. Não gostou? Acabou. Sem essa de que “Ah! Vai melhorar!”, “Tenha calma!”. Sabemos que às vezes as séries melhoram, mas não é uma questão de progresso e sim de essência. Se a pessoa gosta vai querer continuar e pronto.

Se não, você pode apresentar uma nova série (de preferência uma infalível, como Six Feet Under — para excluir a possibilidade de ele pensar que você tem um gosto duvidoso que não merece atenção), ou desiludir-se e desistir. Não há necessidade de ficar comentando toda hora também! Meça a empolgação dele com a série e trabalhe com as devidas proporções no próximo passo.

5) Mantenha a relação quente

Aqui, o Box se mostra uma ótima ferramenta. Se um personagem da série sair no TOP 5, se vazar alguma notícia sobre a nova temporada, se rolar uma música boa na trilha de um episódio… Enfim, compartilhe com seu amigo. Aos poucos, vá perguntando quem é o personagem favorito dele, ou a trama, ou o episódio. Vale brigas e implicâncias. Até virar fanático (só não me venham com essa história de shipper).

Mas isso tudo só depois que vocês já estiverem com “status de relacionamento” definido: amigos que acompanham uma série juntos. É muito bom ter alguém que goste das mesmas coisas que você. Alguém para comentar horas sobre aquela cena histórica, não é? Sinta-se confortável e deixe que ele se sinta assim também. E aí, tá esperando o que?

P.S. Tem alguma série aí pra me indicar?

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!