Como fugir das comédias clichês?

Sabe aquela sensação que você tem ao assistir uma série e achar que já viu aquilo em algum lugar? E de repente, as mesmas risadas nas mesmas horas soam enquanto piadas já batidas são lançadas em situações também já passadas. Sim!! Você está assistindo a uma série de comédia clichê! Quer fugir delas? Bem, a gente te ensina. Agora, se você quer usar essas dicas pra assistir mais séries clichês do que nunca, a gente do Box de Séries não te culpa, afinal… dar risada de acontecimentos banais e até já esperados é uma espécie de guilty pleasure para mim muita gente.

warner

1) É EXIBIDA NA WARNER? MAIS DE 70% DE CHANCE DE SER CLICHÊ!

Reparem comigo: Mom, Mike & Molly, 2 Broke Girls, The Big Bang Theory, The Middle, Two And a Half Man… da onde essas séries vêm? Bem, nos EUA, de várias emissoras. Aqui? São exibidas na Warner Channel. Como o público da Warner aparentemente é bem semelhante em todos os horários, ela investe em filmes leves, séries não tão pesadas e várias comédias que não te fazem pensar muito nem exigem uma continuidade nos episódios, o que facilita a audiência… afinal, você pode assistir a qualquer episódio e, por mais que nunca tenha visto a série, entenderá. Sim, meus amigos, essas são séries clichês.

Para fugir do clichê: quer uma série da Warner, de comédia, para fugir do estigma da mesmice? Olha, o jeito é ficar com Friends mesmo, que é a com MENOS clichês.

Chuck Lorre

2) TEM CHUCK LORRE ENVOLVIDO? JÁ É CLICHÊ.

Preciso comentar? Preciso, preciso sim. Ok que a fórmula de Friends deu muito certo, numa época em que havia muitas comédias familiares e que não retratavam a vida de solteiros. Muito menos com uma audiência que assistia os episódios serem filmados, a não ser em comédias… família. Mas foi Friends sair para as comédias voltarem com… Chuck Lorre no comando, seja produzindo, co-criando, criando, escrevendo, brigando com os protagonistas… dá certo? Dá muito certo. Se não desse, com certeza teríamos outro frontrunner com outro tipo de programa em vários canais. Mas vamos combinar, uma mudançazinha na fórmula cairia bem, hein? Até os cenários parecem que foram reaproveitados e as séries estão ambas no ar! Não é à toa que Angus T. Jones surta, após anos crescendo nesse tipo de carreira, com as mesmas punchlines e situações cômicas. Só muda o protagonista.

Para fugir do clichê: assista uma que não tenha Chuck Lorre envolvido. Ou veja Dharma & Greg que, apesar de ser dele, tem a desculpa dos anos 90. Uma comédia, por exemplo, que fala de solteiros e de situações corriqueiras como local de trabalho é Workaholics, do canal Comedy Central. Só deem uma olhada no piloto e no nível de loucura desses caras!

Inteligentes

3) E AS COMÉDIAS DERIVADAS DE SNL?

Sim! Tudo clichê! Para quem não sabe, Saturday Night Live é uma espécie de Zorra Total dos EUA, mas bem mais inteligente e atual. não é por nada que aqui no Brasil foi um fiasco total E está no ar faz muito tempo, sempre conseguindo NÃO ser clichê, apesar dos quadros e de sempre trazer atrações musicais, além de artistas que participam de seus sketches. Entretanto, até SNL chateia e entedia seus melhores atores, que saem em busca de séries para realizarem outras necessidades artísticas. No fim, daí sim vira clichê. Sempre são séries sarcásticas, que retratam algum universo típico americano e acabam sendo mais amplas do que SNL, trazendo piadas internas e personagens que precisam de um acompanhamento episódio por episódio, apesar da história não ser tão complexa. Viram só? Cli-chê!

Para fugir do clichê: assista Children’s Hospital. É louco, insano, mais curto do que as derivadas de SNL e você não sabe se está assistindo a um apanhado de cenas bizarras ou a algo genial.

Seth MacFarlane

4) SIMPSONS? BEAVIS & BUTTHEAD? QUASE…

Muito legal quando assistimos a um desenho animado que tire sarro de situações absurdas do dia a dia com a vantagem de mostrar reações que não conseguiríamos expressar de forma física. Mas o que acontece quando Seth MacFarlane encosta a mão? CLICHÊ. Sim, desenhos animados escrachados são ótimos, e nos fazem rir de coisas de que não poderíamos rir se déssemos ouvidos à nossa ética e bons costumes. Mas quando só se mudam os nomes dos personagens e locais, bem… fica meio passado. E já escutamos Seth, você tem uma voz sexy. Precisa estar em TODO DESENHO que você criou? Mas melhor ele se ater a desenhos do que inventar de colocar o dedo em comédias com atores em cena. Opa…

Para fugir do clichê: assista Drawn Together, comédia animada do canal Comedy Central, que já foi exibido pelo Multishow e é exibido atualmente pelo Comedy Central Brasil com o título A Casa Animada.

Zorra

5) E AS BRASILEIRAS?

Claro que tem clichê! Foi parar na Globo, virou clichê, pois eles ainda estão presos aos anos 90, em que piadas machistas/óbvias/sem exigir muito da inteligência da pessoa eram um must. Mas tem canal saindo da mesmice. Até os stand ups, que eram novidades, foram parar em todos os canais abertos, até na MTV quando era do povo. Não faltará muito para que os sketches de comédia virais da internet virem clichê também, então assista enquanto eles não se vendem. Se Marcelo Adnet foi pra Globo menino… todo mundo pode ser comprado!

Para fugir do clichê: assista os programas de Paulo Gustavo no Multishow, assim como os vídeos do pessoal do Porta dos Fundos no YouTube. Repito, enquanto eles não vão pra Globo né?

Gente, assim, esse post não é para tirar sarro de quem assiste comédias, mesmo porque a autora desse Manual Prático assiste MUITA comédia clichê. Mas é pra fazer a gente pensar no tanto de comédias que viram parte de um mesmo grupo de outras tantas iguais e que podiam ser geniais, ou ditar um novo padrão na TV! É pra você parar de ver? Não! Afinal, ninguém aqui aguenta ver séries à la Breaking Bad 100% do tempo. Mas vamos parar pra pensar se a gente só assiste esse tipo de série o tempo inteiro. Até semana que vem e não deixem de comentar que séries clichês vocês mais amam/odeiam!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER