Como o Twitter está modificando as séries?

A repercussão nas redes sociais está se tornando cada vez mais o termômetro de popularidade de uma série. Segundo pesquisa realizada pelo Bluefin, em apenas um ano, o buzz gerado durante a programação televisiva nos Estados Unidos passou de 8,8 milhões para 75,5 milhões.

Isso reflete na forma como as emissoras estão divulgando seus programas nessa fall season: criando perfil no Facebook e Twitter, realizando estreias antecipadas, estimulando as discussões online e, acima de tudo, engajando o público. Na Social TV, os comentários são feitos em tempo real e com um número inédito de participantes, assim o fenômeno inaugura — além de uma nova métrica — uma relação entre o púbico e os roteiristas nunca antes vista. Sem intermediários, os comentários dos espectadores trazem um feedback instantâneo e, muitas vezes, influenciam até no destino da trama.

O The Wall Street Journal publicou na semana passada, uma reportagem que mostra como o buzz das redes sociais está modificando os roteiros das séries e transformando a participação do público. Segundo a publicação, os questionamentos dos espectadores em relação à cegueira de Auggie Anderson (Christopher Gorham) foram tantos que os roteiristas acabaram alterando os acontecimentos da season finale da segunda temporada de Covert Affairs.

As perguntas eram tão constantes no Twitter, que a trama foi alterada para respondê-las e satisfazer os espectadores. “Tinha um grupo de fãs que realmente sentiam compaixão por ele e acho que, de uma forma muito romântica, queriam que ele tivesse a sua visão de volta. Nós estávamos recebendo uma série de perguntas e vários comentários nas redes sociais”, explica Christopher Gorham. Assim, uma cena foi adicionada no episódio. Nela, o médico dá a notícia de que Auggie não é mais um candidato em potencial para o tratamento experimental. “Isso foi uma coisa muito específica que foi colocada para pôr fim a essas perguntas sobre o personagem”, esclarece o ator.

Mas nem tudo é tão fácil. Apesar da incrível e fluente participação dos fãs, os roteiristas afirmam que não podem se deixar levar apenas pela vontade dos espectadores. Julie Plec, produtora executiva de The Vampire Diaries, explica que é preciso cautela para que a trama não se perca em meio há tantas opiniões. “É muito complicado se manter firme diante de vários comentários, o roteirista deve saber equilibrar esse buzz para não se perder nas sugestões”, explica.

Porém, durante a última temporada de TVD, existiram algumas situações que foram impossíveis de serem ignoradas. O episódio que foi ao ar em maio de 2011, no qual a vampira Katherine entra numa casa sem ser convidada, gerou tantos comentários dos fãs pelo Twitter, que a cena acabou sendo alterada para agradar ao público. A série gera em média 57 mil menções na rede social por episódio e, por isso, os roteiristas logo tiveram que pensar numa solução para acalmar os espectadores. Assim, eles justificaram que os antigos proprietários do lugar eram vampiros, o que anularia a necessidade do convite.

A Social TV reiventa a participação do espectador. Se antes ele comentava com a pessoa que estava ao seu lado no sofá, hoje ele pode discutir a série com inúmeros interlocutores e, mais importante, com o autor do programa. Para a emissora esse processo é ótimo, afinal, eles tem o feedback instantâneo da audiência, porém é necessário ter cautela para que o buzz não se sobressaia ao talento e as ideias dos roteiristas.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER