Como saber se uma série vai ser boa?

As principais séries da TV aberta americana estão chegando à sua reta final e, em breve, as emissoras abertas vão divulgar suas apostas para o próximo outono norte-americano. Como sempre, surge aquela dúvida comum… Seguir ou não a série estreante? Será que vai ser boa? Será que ela vai ter futuro?

Para saber isso, e poder acompanhá-la sem culpa, basta conferir o guia preparado por nós.

Sinopse

Ler as Sinopses, ver vídeos

Um bom passo inicial é conferir as sinopses das séries aprovadas pela emissora. Isso acontece durante o chamado Upfront, evento no qual o canal de TV apresenta suas séries estreantes — e também anuncia quais de fato foram renovadas para nova temporada. Muito material sobre as novatas surgem ali, principalmente promos e teasers em vídeo, além de trailers.

Se você é apressadinho, pode acompanhar as listagens da Pilot Season. É a temporada de pilotos (que começa já no início do ano), nos quais os canais de TV encomendam episódios pilotos de séries que podem ou não ser encomendadas, e aí sim serem apresentadas no UpFront. As listagens de pilot season são gigantes e nem tudo é aproveitado. Mas vale ler para ter uma ideia das tendências.

Elenco de Sucesso

Conferir o elenco e equipe técnica

Às vezes uma série chama atenção por ser de primeiro escalão, com figuras que já participaram de grandes sucessos na TV ou no cinema. Outras, simplesmente por novos rostos. Não raro você vai ler críticos dizendo que “tal série será protagonizada por Sarah Jessica Parker. Portanto, vai ser um sucesso. Ela protagonizou Sex and the City, que foi um verdadeiro arrasa-quarteirão”. Certo?

Não! Por mais que uma nova produção tenha um elenco de peso, muitas vezes isso não quer dizer nada. O perfil do personagem pode não bater com o do ator, ou o perfil do ator não bater com a atmosfera da série. Além disso, o roteiro pode ser fraco e a produção pode se apoiar em um grande astro… São inúmeros os casos de séries com grande elenco, mas pouca qualidade.

Equipe

Quanto à equipe técnica, não podemos esquecer deles. Produtores, roteiristas e diretores são a alma da produção! A equipe por trás das câmeras é um fator um tanto quanto relativo e relevante pois o entrosamento deles acaba ficando nítido no resultado final. É sempre bom saber quem está por trás da produção, para vê-la ou para evitá-la.

Roteiro

Roteiro

Um dos principais elementos para o êxito de uma série, claro. Poucas pessoas partem em busca de informações sobre o time de roteiristas e essa é uma informação que faz a diferença. Será que eles já ganharam prêmios? Em quais produções eles se envolveram anteriormente? Esses roteiristas exploram plataformas multimídias, pois se exploram é interessante ficar de olho no que pode surgir em outras plataformas.

Episódio Piloto

Episódio piloto…

É de praxe que algumas pessoas tenham apenas o episódio piloto como termômetro. Se a série não te conquista ali, qual o motivo em continuar vendo? E nesse mundo de séries feitas em padaria, até faz sentido. Mas, algumas séries precisa de mais do que um episódio para enveredar em suas histórias. Já percebeu que episódios pilotos servem ou para apresentar personagens, ou para apresentar suas histórias principais?

Quando essas duas vertentes são apresentadas, acabam não sendo aprofundadas. Então, dê uma chance… Ou pelo menos esteja aberto aos comentários de amigos que curtiram e continuaram vendo. Se eles têm o mesmo gosto que você e acham que a série está boa, talvez valha a pena correr atrás.

Vale lembrar que um piloto é realmente um termômetro. E que se um canal o usa para não encomendar uma série, você também pode usa-lo para não assisti-la. Seu feeling é a melhor resposta neste caso.

Emissoras

Emissoras

Hoje em dia, uma emissora diz muito sobre o produto que apresenta. Elas possuem características distintas de séries e de público-alvo. A CBS se destaca por séries procedural, que são as séries de investigação, que mostram um procedimento de descoberta geralmente focado em crime, vida e morte. Já o canal CW se envolve com temas juvenis, ou de forte apelo sobrenaturais. A NBC é famosa por suas comédias, enquanto a ABC sempre vai apresentar um material “para toda família”.

Imagina se The Vampire Diaries tivesse sido produzida pelo canal ABC. Seria cancelada logo em seu primeiro ano. Isso se chegasse a ter uma temporada completa!

Audiência

Audiência

Para encerrar, depois de todos os itens acima, há um principal: a audiência. Ela é a resposta direta do público sobre todos esses elementos. Mas audiência não é sinônimo de qualidade. Inúmeros são os casos de série com ótimo texto e roteiro, mas baixa audiência. Felizmente existem premiações e críticas de peso que trazem prestígio aos canais que as carregam.

Vale acompanhar as métricas de audiência de uma série — inclusive aqui no Box, na coluna especializada que sai toda segunda. Mas ela serve muito mais para te deixar tranquilo ou preocupado sobre o destino de uma série que você já acha boa.

Twitter Social TV THUMB

O que dizem sobre ela…

Graças à internet, hoje existem sites especializados em séries (nenhum supera a gente), nos quais você pode procurar saber o que as pessoas acharam de um determinado programa. Dê uma lida nas críticas, nos textos sobre as primeiras impressões e também nos comentários que estes textos recebem. Com certeza você já está acostumado com a opinião de alguns autores e sabe quando o gosto é parecido.

Nas redes sociais, vale pesquisar pela hashtag do programa e ver o que o pessoal anda postando. Essas duas dicas combinadas podem te deixar curioso, ou com a certeza de que a série que você tinha em mente é bem ruim!!!

Gostou das dicas? Se você tem um método infalível para descobrir se uma série é boa, deixe nos comentários.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Teorias de conspiração na Disney??? Nem tudo é verdade.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER