Próximo novela da Globo promete impressionar pela riqueza de detalhes e o figurino de Velho Chico é realmente impressionante.
Impossível negar a qualidade do figurino de Velho Chico, a próxima novela das nove na Rede Globo. Ela se passa no nordeste da década de 60, com passagens de tempo até os dias atuais. Para retratar com fidelidade o figurino dos personagens sertanejos, a equipe usou diversas técnicas de descoloração, tingimento e envelhecimento, respeitando um processo artesanal de caracterização.
A gente trabalha nos detalhes. Eles fazem a diferença. É importante variar as técnicas para não ficar tudo igual. Diversidade é fundamental. No processo de envelhecimento, por exemplo, a gente vai tirando as cores do ombro, do cotovelo, para dar o ar de desgastado” THANARA SCHONARDIE, figurista.
O figurino dos personagens sertanejos se caracteriza pelo uso de tons pastéis. Já para os personagens que vivem na capital foram usados tons mais saturados, dando um tom “tropicália” com tecidos estampados de flores e xita colorida.
Além de produzir peças com as caraterísticas da época e região, a equipe conversou com moradores do interior de Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte e fez alguns escambos de peças usadas por eles por peças novas ou a compra dessas roupas, que já trazem as marcas do tempo, do dia a dia.
A ideia partiu do diretor Luiz Fernando Carvalho e Thanara explica: “Conseguimos, por exemplo, uma bota de um senhor que caminhava pela estrada. E demos outro sapato novo para ele”.
As técnicas de envelhecimento foram usadas também nos acessórios de todos os personagens, elas são peças fundamentais na composição do figurino e não poderiam ser deixados de lado. A equipe já conta com mais de 700 acessórios, incluindo chapéus e botas.
Um chapéu, por exemplo, tem que mostrar detalhes do seu uso como a marca da mão, que muda conforme o personagem o ajeita na cabeça.
Veja algumas imagens das gravações.





Velho Chico tem previsão de estreia para março.
Deixe um comentário