Curiosidades na estrada de Carga Pesada

“Eu conheço todos os sotaques desse povo, todas as paisagens dessa terra, todas as cidades, das mulheres todas as vontades…”. Saudades de Carga Pesada, hein? Com final anunciado em 2008, depois da quinta temporada, a série dos caminhoneiros Pedro e Bino ainda povoa o imaginário popular brasileiro. Vamos lembrar algumas Curiosidades da série?

# Carga Pesada foi exibida originalmente pela Rede Globo de 22 de maio de 1979 a 2 de janeiro de 1981, às 22h das terças-feiras. Neste período, a série teve um total de 54 episódios, e era escrita por ninguém menos que o grande ator Gianfrancesco Guarnieri, sob a supervisão do não menos competente Dias Gomes. A ideia surgiu em março de 78, data de exibição do caso especial Jorge Um Brasileiro, de Osvaldo França Jr., que contava a história de um caminhoneiro que transportava cargas pelo interior de Minas Gerais.

# Cinco episódios da primeira versão de Carga Pesada foram reprisados no Festival 25 Anos, em março de 1990, com apresentação de Stênio Garcia. Em 1995, mais cinco episódios foram reprisados no Festival 30 Anos, prova do status que a série mantinha no “Plim Plim”. Carga Pesada voltou a ser exibida a partir do dia 29 de abril de 2003, nas noites de sexta, sendo escrita por Walther Negrão. Os criadores da segunda versão fizeram questão de destacar que não se tratava de um remake, mas sim de uma continuação da versão anterior, com os personagens 20 anos mais velhos.

# Mara Carvalho, ex-mulher de Antonio Fagundes, e mãe de seu filho Bruno, foi uma das roteiristas de Carga Pesada. O último episódio da série (Vale o Quanto Pesa), foi escrito por ela.

# Recheada de romances e histórias do cotidiano dos caminhoneiros pelas estradas do Brasil, a série de Pedro (Fagundes) e Bino (Garcia) trazia também lendas urbanas e folclore em suas tramas. Episódios como Mula Sem Cabeça, A Loira do Banheiro e O Lobisomem fazem de Carga Pesada uma versão, digamos, tupiniquim de Supernatural. Vai encarar essa dupla, Irmãos Winchester? hahaha

# As duas versões da série tinham a música Frete embalando suas aberturas. Nos anos 70, era com o instrumental de Renato Teixeira. Nos anos 2000, tivemos a gravação da dupla Chitãozinho & Xororó, depois substituída pela versão original de Teixeira, em 2007. Para nossa alegria!

# O badalado ator Wagner Moura ainda estava despontando para o estrelato em 2003, quando participou da primeira temporada de Carga Pesada. Ele era Pedrinho, o filho de Bino. Nesse mesmo ano, Moura começou a fazer Sexo Frágil, outra sitcom de sucesso da Globo. Já no cinema, o futuro Capitão Nascimento brilhava em Caminho das Nuvens, Deus É Brasileiro e Carandiru, todos de 2003. Esse baiano não é fraco não!

# No episódio 2×05 Entre Sombras, um dos mais emocionantes de toda a série, Pedro é operado de um tumor na cabeça, que o estava deixando cego, por um cirurgião japonês. Sem cobrar nada por isso, o médico revela que tinha uma dívida com os caminhoneiros por terem ajudado sua mãe a dar a luz a ele, nos anos 70. Foi a única vez que houve um flashback com imagens da primeira versão. Clique aqui para rever o episódio na íntegra, no Youtube.

# O bordão “É cilada, Bino!”, repetido várias vezes por Pedro durante a série, se tornou a versão brasileira do famoso meme “It’s a trap”, de Star Wars, e ainda é bastante usado nas redes sociais.

# Ao todo, a segunda versão teve 64 episódios, em cinco temporadas. Apesar do sucesso, Carga Pesada foi cancelada por falta de tempo na agenda apertada de Fagundes e Garcia, ambos no elenco da novela das 20h, Duas Caras (2007), como Juvenal Antena e Barretão. A Globo, porém, não descarta uma possível volta da série, nem que seja em outro especial.

Gostou das Curiosidades de Carga Pesada? Lembra de mais alguma? Deixe seu comentário, e a sugestão das próximas séries que você quer ver aqui na coluna. Até mais!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER