Curiosidades primitivas de Terra Nova

Uma das séries de sci fi mais esperadas dos últimos tempos, Terra Nova estreou na Fox em setembro de 2011, sendo transmitida para o público brasileiro através do Fox Brasil. Vamos saber algumas Curiosidades sobre a colônia do Comandante Taylor?

# Ambientada em 2149, a série mostra o planeta Terra à beira de um colapso natural, após séculos de destruição ambiental. Como a extinção era inevitável, os cientistas desenvolveram uma saída bem exótica: selecionar algumas centenas de habitantes para voltar no tempo (uns poucos 85 milhões de anos) e viver numa colônia primitiva, mas bem high tech, chamada Terra Nova.

# Grosso modo, a trama da série foi inicialmente comparada com Avatar, de James Cameron, pela grandiosidade da produção e a trama futurística. Logo veio a comparação com Jurassic Park, por ter dinossauros e ser produzida por Steven Spielberg (pois é). Vendo os primeiros episódios, porém, ficou a impressão de uma trama muito mais familiar (tipo The Middle, mas sem o bom humor) e adolescente meio bobinha (aka Malhação). Ou seja, foi de longe o que ninguém esperava…

# Especula-se muito de onde veio a ideia de batizar a colônia (e a série) com um nome em português, já que o original não é “New Land” nem nada do tipo… Um dos motivos é que o Brasil é cotado como uma das potências do futuro, dai sua maior importância num século 22 como o retratado na série. A outra razão é mais comercial: a maioria das séries americanas têm vários fãs brasileiros (ah vá), e Terra Nova dita assim atrairia mais o nosso público. Fica sonoro, é legal ver os personagens dizendo “Tera Nouva”, mas só isso não garante sucesso né?

# O Comandante Taylor, líder político-militar e soberano de Terra Nova, foi interpretado por Stephen Lang. Não coincidentemente, Lang era o Coronel Miles Quaritch, vilão de Avatar, e bem parecido com Taylor (pra não dizer idêntico).

Por isso, até a metade da temporada, todos pensavam que ele era o vilão e os Sextos (rebeldes) eram mocinhos, quando na verdade era exatamente o contrário.

# James O’Mara, o policial e pai de família Jim Shannon, está nos cinemas ao lado de Katherine Heigl (de Grey’s Anatomy) no filme Como Agarrar Meu Ex-Namorado. O curioso é que O’Mara também fez parte do elenco de Grey’s, na temporada de 2008, além de Band of Brothers, CSI: Miami, Criminal Minds e do filme Resident Evil: Extinction.

# Apesar de pouco lembrada, a atriz Christine Adams (a Mira, líder dos Sextos) já esteve em Lie to Me, Heroes e Nip/Tuck, além de pontas em Batman Begins, Tron: Legacy e The Girl with the Dragon Tatoo.

# As estimativas apontam um total de 14 milhões de dólares gastos na produção de Terra Nova. Foram construídos mais de 250 cenários e sets de filmagens para a série, na Austrália. A média de filmagem era de oito a nove dias (além de seis semanas de pós-produção), sendo que a season premiere de duas horas levou 26 dias para ser filmada, entre novembro e dezembro de 2010.

# Apesar de ter recebido críticas razoáveis, a audiência da série não foi suficiente para bancar seus altos custos de produção. No início desse ano, a FOX revelou que a série não teria uma segunda temporada. Conforme noticiamos aqui, a Netflix também rejeitou Terra Nova, mas ainda há (poucas) esperanças para os fãs, já que outras emissoras ainda podem abraçar a ideia. É esperar para ver…

O que achou das Curiosidades de Terra Nova? Acha que a série ainda tem salvação? Deixe seu comentário. Até quarta!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER