Da literatura para a TV: o conceito por trás do Big Brother

1984 Geroge Orwell

Vigiar a vida alheia é uma das tarefas preferidas do ser humano. De tanto acompanhar a grama do vizinho crescer, essa tarefa foi profissionalizada e tornou-se em um dos reality shows mais famosos do mundo: o Big Brother. O programa começou nos Estados Unidos — que iniciou sua décima quinta temporada no mês passado — e se espalhou pelo mundo.

Porém, o conceito do Big Brother é muito mais complexo do que simplesmente acompanhar as intrigas e alianças formadas por quinze pessoas, todas concorrendo a um prêmio de encher os olhos. George Orwell, pseudônimo do inglês Eric Arthur Blair, escreveu um livro em 1948 já pensando na prática da bisbilhotagem — mas por parte do poder público.

O livro 1984 retrata um regime totalitário no futuro, que se baseia numa organização política oligárquica coletivista. A missão do livro é mostrar que esse tipo de visão política pode oprimir o indivíduo. Ficou famoso pela crítica ao sistema de fiscalização e invasão do governo na vida do individuo. Ele também foi responsável por tornar conhecido alguns termos, dentre eles “Big Brother”, ou “Grande Irmão”.

O personagem principal é Winston Smith, um homem insignificante que trabalha para o Ministério da Verdade, que deve perpetuar a propaganda do regime para que o governo sempre pareça correto. Mas ele se sente desiludido com o sistema e se rebela.

Big Brother George Orwell 1984

O Grande Irmão é o governante do regime, sua política é chamada de IngSoc (socialismo inglês) e o país chamado de Pista Nº 1 (ou Inglaterra). Todos os dias, a população deve parar os afazeres e atacar o foragido Emmanuel Goldstein e, logo depois, prestar homenagem ao ditador. O governante supremo é descrito de forma que se assemelha a Stalin, governante russo. Seu jeito de governar foi inspirado em Hitler e Churchil. Suas ações manipulam e controlam os habitantes do seu império.

O controle que o Estado exercia se manifestava de várias formas, dentre elas na língua. A Novilíngua era um idioma em construção que, quando terminada, extinguiria da linguagem qualquer expressão de oposição ao regime. Um dos novos conceitos criados era o de duplipensar, que permitia os dois indivíduos acreditar em duas coisas.

Um dos órgãos ligados ao governo é o Ministério da Verdade, que tinha por responsabilidade mudar as noticias já publicadas a favor do governo.

A teletela é um visor bidirecional que permitia ao Estado ver e ser visto e quando estava desligada exibia a imagem do Grande Irmão. Cada cidadão era vigiado pela teletela. A mensagem Big Brother is watching you (Grande Irmão está observando você) lembra a população e propaga o governo. No programa, o Big Brother é função do apresentador e se dissemina para o espectador, que não só o acompanha, mas também tira a privacidade do participante.

O mundo ficcional de 1984 é dividido três impérios: Oceania, que compreende Oceania, América, Islândia, Reino Unido e Irlanda e grande parte do sul da África; Eurásia, toda a Europa (exceto Islândia, Reino Unido e Irlanda), quase toda a Rússia e pequena parte do resto da Ásia; e Letrásia, países orientais como China, Japão, Coreia, parte da Índia e algumas nações vizinhas. Territórios, como o norte da África, o centro e o Sudeste da Ásia e a Antártica estão em disputa.

BBB Pedro Bial

O livro não só inspirou o reality criado pelo holandês John Mol. A história em quadrinhos e, posteriormente, o filme, V de Vingança, tem claras referências ao livro, uma vez que trata de uma sociedade distópica. Outro filme que se baseou no livro foi Equilibrium, estrelado por Christian Bale.

Seja pela interatividade ou pela crítica social, a obra de Orwell tem o poder de, segundo o escritor David Brin, se projetar no futuro e fazer que a sociedade não deixe a tirania imperar. No olhar do programa de televisão, quem se sobrepor ou quem mais aparecer, ganha o prêmio. E nós ficamos daqui, só vigiando.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!