Defiance: Uma história que vai além da TV

Depois do encerramento de Lost — em 2010 — a TV se transformou. A série apresentou a indústria, ao longo de suas seis temporadas, uma forma até então inédita de contar histórias. No novo ecossistema de conectividade que vivemos, ou os programas exploram distintas mídias e oferecem ao público um conteúdo diferenciado ou caem no marasmo. Hoje, os espectadores querem ir além de TV, conhecer e mergulhar nas mais profundas camadas da narrativa.

A nova série do Syfy foi construída dessa forma, com estreia marcada para o dia 16 de abril, às 20 horas, Defiance promete misturar TV e videogame para imergir o público. A trama se passa em um futuro próximo, em um planeta Terra completamente transformado, depois da devastadora guerra entre os humanos e sete raças alienígenas. Em meio a paisagens desoladoras onde todos lutam pela sobrevivência, o misterioso Nolan (Grant Bowler) e sua filha adotiva Irisa (Stephanie Leonidas) precisam se estabelecer em St. Louis, Missouri — renomeada depois da guerra de “Defiance”- uma cidade onde alienígenas e humanos vivem juntos.

Em parceira com o Trion Worlds o canal vai contar a história em duas plataformas, porém cada uma será independe. Ou seja, você não terá que jogar o game para compreender a trama da TV ou vice-versa. Os conteúdos serão interligados, mas ao mesmo tempo podem ser consumidos de forma isolada.

As tramas da TV e o game estão interligadas, mas podem ser consumidas pelo público de maneira individual.

Lançado no último dia 2, o game de Defiance está disponível para Xbox 360, Playstation 3 e PC. Durante a primeira temporada da série os elementos apresentados na TV irão para o console expandindo assim a narrativa da atração. A mistura de personagens e histórias entre as duas plataformas é tão dinâmica, que um dos motivos da estreia mundial da trama é para que o espectador não perca nenhuma atualização. “Se alguém vê um episódio muito tarde, já vai ter passado por aquele momento no game, mudando a experiência”, explica Kevin Murphy, produtor executivo da série.

Ainda é precipitado afirmar se Defiance será um sucesso e que irá conquistar os espectadores com suas múltiplas linguagens, porém o grande mérito da produção do Syfy está exatamente nessa incerteza. Em tempos de convergência onde as histórias são contadas de forma dinâmica e com a cara do espectador multitasking sair da zona de conforto e se jogar no espectro de possibilidades da transmídia já é um ótimo sinal.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER