Delay TV-Internet. Até quando?

Hoje vamos falar de penetração. Mas calma. Não é sobre pornôs, é penetração das mídias. E aí eu respondo o porquê de a TV ainda conseguir ficar tão atrasada em relação à internet e ainda assim, ter mais confiança, prestígio.

Primeiro precisamos entender os números do Brasil. De acordo com os dados publicados aqui e ali, sabe-se que 99% do país tem acesso à energia elétrica, ou seja, quase todo mundo pode comprar uma televisão, mesmo uma usada, daquelas de tubo, de 15 polegadas e sair assistindo a Globo, que está disponível em todo o território nacional.

Mas nem todo mundo pode comprar um aparelho desses, baixando um pouquinho o índice. 96% da população tem acesso à TV aberta. De qualquer forma, é possível dizer que todos os brasileirinhos conseguem assistir à novela. Talvez não todos os dias, provavelmente vendo mais imagens com fantasminhas do que em HD.

Oficialmente, 40% do pessoal tem TV a cabo. Mas a internet só chega para 48% da população. Menos da metade do país. E menos da metade desses tem Banda Larga. Boa parte desses acessam por pouco tempo e em Lan Houses. Essa última metade dos brasileiros que não tem acesso nenhum a internet ou TV paga, que não faz ideia do que seja o Netflix, não se restringe somente ao interior.

Esses números são bem recentes. Houve um salto enorme na penetração desses meios nos últimos anos, derrubando os índices de audiência da televisão aberta, que além de todos esses, ainda compete com o vídeo game e o DVD. Por esse grande detalhe é que todos os dias saem diversas notícias de que a novela ou o BBB tiveram, na noite anterior, a pior audiência da história.

Não é como se os outros canais estejam derrubando a Globo, por exemplo, todo mundo está caindo junto. Tem muito a ver com aquele papo de que as pessoas já não assistem mais a TV pela TV, na hora que as emissoras definem.

Todo mundo já sabe da importância de se disponibilizar o conteúdo de outras formas, que não prendam os espectador. Mas os números explicam, claramente, o motivo da demora para que isso possa acontecer. A liberdade para que nós criemos a nossa própria grade de horários ainda é um produto premium. Mesmo que os criativos da TV reclamem, como fez o Rafinha Bastos:

Por isso que aquele vídeo legal começa a bombar no youtube e somente depois de algumas semanas é que a Eliana vai mostrar no programa dela. Ou porque só dois anos depois de perder a graça é que a Jéssica Alba apareceu cantando “Para nossa alegria” em um comercial. E claro, isso é o que explica porque as tias do sofá é que determinam os campeões do BBB.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER