Descobrindo o figurino de Jurassic World

Revelações sobre a criação do figurino de Jurassic World, dos atores principais aos secundários.

Daniel Orlandi

Daniel Orlandi é um figurinista americano que tem 26 anos de carreira assinando figurinos, mas antes disso ele trabalhou 8 anos como assistente de figurino. Fez vários filmes, entre eles, O Código da Vinci e Um sonho possível.

Para criar figurinos para um projeto do tamanho de Jurassic World, o figurinista Daniel Orlandi estudou cuidadosamente os filmes anteriores da franquia, que remonta ao original de 1993. Ele assistiu novamente todos os filmes junto com a equipe técnica, leu o roteiro e teve uma conversa longa com o diretor e também roteirista Colin Trevorrow, para saber qual caminho o figurino deveria seguir.

Comparação dos Jurassics

Situado em 2015, 22 anos após os eventos do primeiro filme, o diretor determinou que toda a concepção artística do filme era para retratar um futuro próximo, situado em um parque de diversões high-tech densamente povoado. Isso não é preciso nem falar, ao assistir o filme dá pra perceber que foram contratados muitos figurantes.

Figuraçnao

Para elaborar os uniformes dos funcionários do parque, Orlandi pesquisou um monte de parques temáticos em todo o mundo. A idéia é que Jurassic World é um ótimo lugar para ir porque tem boa aparência. “Os visitantes do parque vem do mundo inteiro e estão gastando dinheiro para visitar a ilha, então a experiência tem que ser muito boa em todos os aspectos”, disse Orlandi.

Para os personagens principais do filme, Owen Grady, interpretado por Chris Pratt como o instrutor/chefe dos animais e Bryce Dallas Howard como Claire Dearing, a chefe de operações do parque; o figurinista se esforçou para dar-lhes looks icônicos, que tiveram que fazer o seu caminho totalmente através da configuração de 24 horas em que se passa o filme. “Queríamos Owen para ser heróico e masculino, com um pouco contracultura. Ele é um retrocesso neste mundo higt-tech; é um aventureiro clássico. Fiz um figurino pra ele de um cara safari”.

CHRIS-PRATT-OWEN-JURASSIC-WORLD-LEATHER-VEST-780x975__93745_zoom

Quanto ao personagem da atriz Bryce Dallas Howard, o figurino tinha que refletir seu status endinheirado no início, e que depois vive uma aventura na selva. “Bryce é como uma cebola, vai tirando as camadas”, comenta Orlandi. “Nós queríamos este outfit para fazer a transição. Owen não muda durante o filme. Ela é a heroína. Ela fica mais sexy. Ela surpreende até a própria atriz! “ Que não desce do salto, literalmente.

jurassic-world-bryce

Para vestir os personagens secundários, o processo do figurinista é elaborar os figurinos depois da escolha do ator. “Nós queríamos que a roupa fosse clássica “, afirmou.

Quando Orlandi recebeu o convite para trabalhar em Jurassic World, pouco antes do Natal de 2013, ele estava no meio de um projeto da HBO e lhes foram concedidas apenas 12 semanas de preparação.

Durante esse período, Orlandi começou a fazer desenhos de uniformes dos funcionários do parque. “Com Bryce e Chris, eu não fiz esboços antes de conhecê-los”, disse ele. “Bryce gosta de ser parte disso, é o seu personagem e eu queria que os atores fizessem parte da elaboração do figurino.

Chris-Bryce-467

Tanto o figurino de Bryce quanto o de Chris foram feitos 20 iguais.

Foram produzidos 400 uniformes de funcionários do parque. Para conseguir produzir essa quantidade de figurinos diferentes — pois tinha desde guardas, passando pelos cuidadores dos animais, recepcionistas, pessoas do hotel até o pessoal da manutenção do parque — ele utilizou uma fábrica de uniformes de verdade, e para as camisetas, uma empresa de promoção. Dentro da equipe de figurino tinha um designer gráfico, que projetava todos esses uniformes a partir da criação do figurinista.

20 pessoas trabalharam na equipe de figurino de Jurassic World, durante as filmagens, nos dias que tinham que vestir 800 pessoas, além dos atores principais e dubles.

2 pessoas trabalharam o tempo inteiro apenas envelhecendo as roupas para Bryan — aqui no Brasil o profissional responsável por envelhecer roupa chama envelhecista.

Ao contrário de alguns figurinistas que só participam da criação dos figurinos e depois saem do filme, Orlandi é o tipo de figurinista que gosta de estar no set de filmagem . “Todos os dias, muitas decisões ainda são tomadas para vestir os figurantes, e um monte de grandes idéias surgem no set. Foi divertido. Eu nunca tinha feito um filme assim antes. “

Orlandi conta que o que ele mais gosta no trabalho é que a cada filme você entra em um mundo completamente diferente, e somos consumidos por ele. Em um monte de filmes, o figurinista faz o papel de psicólogo, determinando as personalidades dos personagens através das roupas. Elas tem o papel de transmitir toda essa carga psicológica dos personagens, é sempre interessante fazer isso.

Concordo com o figurinista: fazer figurinos é realmente interessante, e por isso cada vez mais a profissão de figurinista vem crescendo no Brasil, mas para se tornar um, você precisa fazer carreira, começar como estagiário, trabalhar anos como assistente de figurino para chegar enfim ao cargo de Figurinista Chefe.

Se já foi conferir a aventura dos dinossauros nos cinemas, confira aqui a nossa crítica 😉

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER