Desenhistas brasileiros fazem história na DC Comics

Cinco (ou seis) desenhistas brasileiros fazem história na DC Comics, dando vida aos principais títulos da editora ao longo dos últimos 20 anos.

Fato: os artistas brasileiros mandam muito bem nas principais editoras de Comics norte-americanas. Tanto na Marvel quanto na DC, e nos mais variados estilos, os desenhistas brazucas conquistaram espaço entregando arte de qualidade. Isso pode ser visto com bastante clareza nos principais títulos da DC, e neste Top 5.

5 Mike Deodato

Antes de se tornar artista exclusivo da Marvel, Mike Deodato (ou Deodato Borges Filho) ganhou projeção ao reformular a Mulher-Maravilha na década de 90, quando o título da heroína passou temporariamente da Princesa Diana para a amazona Ártemis. Houve até uma certa polêmica na época, antes do estilo dinâmico de Deodato tornar-se referência. Diziam que as mulheres da Ilha Paraíso eram retratadas de forma sensual demais e nada gregas…

4 Fábio Moon e Gabriel Bá

Os gêmeos paulistas Fábio Moon e Gabriel Bá têm trabalhos publicados em todo o mundo, e foram os primeiros brasileiros a ganhar o Eisner Awards, o Oscar dos quadrinhos, em 2011. A conquista veio com a mini-série em 10 edições Daytripper, publicada pelo selo Vertigo da DC. A história conta dez versões do último dia de vida de um brasileiro chamado Brás; suas muitas mortes com muitas lições de vida.

3 Eddie Barrows

Superman

Com o pseudônimo de Eddie Barrows, o paraense Eduardo Barros foi conquistando degraus na DC Comics. Depois de participar das máxi-séries 52 e Countdown, ele desenhou o título Teen Titans e a revista de maior duração da editora: Action Comics, tornando-se referência do Superman. Depois disso assinou a arte da minissérie do Homem de Aço interligada com a saga A Noite Mais Densa e desenhou o arco no principal título do herói chamado Superman: Grounded.

2 Rafael Albuquerque

Outro brasileiro que ganhou o prêmio Eisner com um título da Vertigo. Ao lado de Scott Snyder e do renomado autor Stephen King, Albuquerque deu vida ao universo de American Vampire, conseguindo adaptar seu estilo às diversas histórias dos vampiros americanos ao longo do Século XX. Ele também tem repetido a parceria com Snyder no título principal do Batman, nos Novos 52 da DC Comics.

1 Ivan Reis

Um artista ter seu nome associado com uma editora a ponto de ser publicado em formato de livro é uma honra para poucos. É o caso de Ivan Reis, paulista nascido em São Bernardo do Campo. O traço de Reis já tinha ilustrado o título Action Comics, do Superman, e depois explodiu nas páginas de Lanterna Verde. A partir daí, o roteirista e diretor criativo da DC, Geoff Johns, só chamou o artista para projetos top: A Noite Mais Densa, Aquaman e Liga da Justiça. O livro Graphic Ink: The DC Comics Art of Ivan Reis tem 426 páginas e foi lançado há pouco mais de um mês.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER