Dexter 7×12 — Surprise, Motherfucker [Season Finale]

Acho que não sou a única que cometeu um erro tentando proteger alguém por quem me importo.” — LaGuerta para Debra

Há duas reviews atrás, elaborei a teoria que essa sétima temporada tinha como objetivo a desconstrução de Dexter do modo como o conhecemos. Ao final da season finale, tive a certeza que além de Dexter vimos a desconstrução de Debra.

A Debbie que termina esse episódio não é nem de longe a competente e lógica tenente do início da temporada. A descoberta que seu irmão é, de fato, um serial killer desencadeou uma série de novos sentimentos e condutas inimagináveis para todos nós. O fim da LaGuerta era certo, mas esse fim partir das mãos de Debbie foi assustador.

Debbie cometeu erros atrás de erros tentando proteger Dexter. E a responsabilidade por tantas encobertas veio da forma mais cruel e selvagem. Podemos fazer a mesma perguntar que Dexter faz no final do episódio: Quem é Debra agora? O que esperar dela na temporada final? O que esperar de sua relação com o irmão? Conseguirá o amor existente entre eles superar os últimos acontecimentos?

Eu nunca matei por razões normais.” — Dexter

E o que esperar de Dexter sem as regras que o definiam? Como ele virá para a última temporada? Novas regras deveram surgir para justificar o seu novo eu. Interessante observarmos a mudança de fotografia e luz pelos flashbacks apresentados no episódio. Nas primeiras temporadas a fotografia era solar. Como se quisesse impor a regra de que sempre havia um motivo e um código que justificavam a conduta de Dexter. Um serial killer a serviço da lei. Mas à medida que vai ocorrendo a transformação de Dexter no decorrer das temporadas essa fotografia vai ficando cada vez mais sombria e turva.

Da mesma forma que não reconhecemos mais a Debra do início, há um novo Dexter pulsando. Para a series finale nada está muito claro, mas tudo será possível para este novo personagem que nasce próximo do fim.

– Você é uma mentirosa, uma assassina.— Debra
– Mas não sou uma hipócrita.” — Hannah

Se de um lado tivemos desconstruções, por outro tivemos construções. As camadas de Hannah foram mostradas ao poucos. Como uma de suas rosas, ela se apresentou bela e ao mesmo tempo misteriosa, e ao longo da temporada foi desabrochando, a ponto de terminar o episódio exatamente da forma do presente de Dexter deixado por ela: uma orquídea negra e sem vida.

Hannhah é só ódio no coração. E será a grande pedra no sapato dos irmãos Morgan. Ela sabe demais e por mais que tenha prometido a Dexter guardar segredo, não confiem. A personagem é tão dúbia que deixou até transparecer que Debra pode sim ter culpa no cartório em relação a seu próprio envenenamento. Seria uma carta na manga contra a Tenente.

Sem sombra de dúvidas essa sétima temporada deu um fôlego novo para a série. E isso é digno de reconhecimento. E foi uma temporada das mulheres. Debra, Hannah e LaGuerta. Em volta delas se formaram os principais arcos das histórias. Jennifer Carpenter, Yvonne Strahovski e Lauren Vélez agarraram com unhas e dentes o presente dado pelos roteiristas.

Definitivamente não sabemos muito o que esperar da última temporada de Dexter. Nada foi mantido intacto. Os personagens estão quebrados e assustados com o que se tornaram. O embate entre Dexter e LaGuerta que eu acreditava que iria ocorrer somente na series finale teve o seu fim junto a esta temporada. A princípio sobra apenas Dexter e as duas mulheres importantes na sua vida: Debra e Hannah.

Este é um novo começo? Ou o começo do fim? — Dexter

Até a séries finale ! Ou não!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER