Direto do túnel do tempo

Toda segunda-feira no Box é dia de Caixa Preta, mas a edição de hoje, na verdade, está ultrapassada. Não entendeu nada, né? Vou explicar: a coluna traz essa semana curiosidades de séries que você deve ter visto há muito tempo atrás (ou nem ter visto). Sim, senhoras e senhores! Hoje é dia de séries antigas na Caixa Preta.

Muitos desses shows marcaram época. Outros ganharam remakes e até adaptações para o cinema. Mas o importante agora é conhecer as curiosidades dessas séries que, com certeza, fizeram parte da sua infância (nem que fosse nas reprises).

Quem nunca ficou algumas horas diante da TV querendo participar de uma das missões de As Panteras ou visitar A Família Addams naquela mansão assombrada? Aposto que você já quis voar com a Noviça Voadora ou fez um pedido secreto à Jeannie, de Jeannie é um Gênio. Prepare os lenços, galera, que hoje as curiosidades vão ser pura nostalgia.

As Panteras

# Kelly Garret, interpretada por Jaclyn Smith, foi a única pantera que permaneceu no ar durante toda a série.

# John Forsythe, a voz do Charlie, nunca esteve no set. Sua voz era pré-gravada e inserida durante a edição depois. Sabia também que ele também participou do remake de As Panteras no cinema? Ele também foi a voz do Charlie nos filmes com Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu.

O Incrível Hulk

# Arnold Schwarzenegger foi considerado para o papel de Hulk, porém não tinha a altura suficiente para interpretar o herói verde. Logo em seguida, o papel foi dado a Lou Ferrigno (que recentemente fez uma participação especial em Chuck).

# O Hulk era originalmente cinza, mas a tecnologia de cores na época de sua primeira aparição nos quadrinhos não permitiu que o cinza fosse produzido de forma apropriada. Por isso, o cinza foi substituído pelo verde que conhecemos hoje.

Miami Vice

# A NBC era inicialmente contra a contratação de Don Johnson para o elenco de Miami Vice por sua fama de pé frio. Ele participou de quatro pilotos que não foram aprovados e as séries paravam por aí. Acabou que com Miami Vice deu tudo certo.

# Acredita que Miami Vice foi inspirada na MTV? É sério! O produtor executivo da série, Brandon Tartikoff, afirmou que depois de ver o sucesso do canal musical teve a ideia de fazer um show no qual os policiais iriam parecer que tivessem saído de um clipe da MTV. Daí surgiu a ideia inicial para a série.

A Família Addams

# Gomez e Morticia Adams foi o primeiro casal da TV americana que deixava implícito em seus diálogos que tinham uma vida sexual. Muita modernidade lá em 1964.

# A cidade onde vivem os Addams nunca foi mencionada no show, mas era em algum lugar de Nova Iorque, como descobrimos nos desenhos animados da família.

A Feiticeira

# Durante os seis primeiros anos de série, praticamente todos os carros vistos eram da Chevrolet, um dos patrocinadores de A Feiticeira. E vocês publicitários achando que merchan é uma coisa nova… Os caras já faziam isso lá em 1964.

# No piloto, o nome da Samantha na verdade era Cassandra. Mas por motivos de roteiro, os criadores acharam melhor renomear a protagonista. E não poderia deixar de concordar. Cassandra é mais nome de bruxa do mal do que de protagonista dessa série clássica.

Jeannie é um Gênio

# Barbara Eden, a Jeannie, gravou a primeira temporada da série mesmo estando grávida. Eles disfarçavam a barriguinha dela gravando as cenas em close-ups ou sempre usando muitos véus na sua frente.

# Sidney Sheldon, criador da série, não queria que sua protagonista fosse loira. Mas Barbara Eden o surpreendeu tanto em Um Gênio Entrou Lá em Casa, filme de 1964, que ela acabou contratada para viver a Jeannie.

Agente 86

# Os criadores de Agente 86 apresentaram o projeto da série para a ABC com Tom Poston no papel principal. A ABC não comprou a ideia. Depois eles bateram às portas da NBC, que topou produzir o show se Don Adams fosse o Agente 86 devido às questões contratuais. E foi assim que ele conseguiu o papel de um dos espiões mais engraçados do mundo das séries (tudo bem que ele agora perdeu o posto para o Chuck)

# O nome verdadeiro da Agente 99 (que iria se chamar Agente 69, mas por conta das conotações sexuais teve seu nome alterado) nunca foi revelado, nem quando ela se casa com o Agente 86. Depois do casamento, ela passa a ser chamada de Sra Smart. Há um episódio que ela diz que seu nome era Susan Hilton, mas depois ela revela se tratar de um codinome.

Punky Brewster

# Melissa Joan Hart, a Sabrina Aprendiz de Feiticeira, fez testes para viver a protagonista da série.

# As duas primeiras temporadas foram exibidas pela NBC. Depois disso, a série foi cancelada. Mas a Columbia Pictures comprou os direitos de exibição de Punky Brewster e produziu mais duas temporadas.

Perdidos no Espaço

# A primeira temporada da série foi gravada em preto e branco. Só na segunda temporada que as cores chegaram ao espaço. É, meus amigos, estamos falando de séries da década de 60 aqui.

# Foram produzidos dois pilotos para a série. No primeiro, não havia o Dr Smith. Mas os executivos da CBS queriam um antagonista, que foi adicionado no segundo piloto gravado.

A Noviça Voadora

# Sally Field, hoje no ar como a Norah Walker de Brothers & Sisters, não aceitou o papel da Irmã Bertrille. Depois os produtores ofereceram o papel de Ronne Troup, mas Sally pensou melhor e acabou aceitando o papel de protagonista da série.

#Patty Duke foi originalmente escolhida para o papel da Irmã Bertrille.

Alf, o Eteimoso

# Alf é uma sigla para Alien Life Form. Em bom português, Forma de Vida Alienígena.

# O nome do Alf é Gordon Shumway e ele é do planeta do Melmac.

Chaves

# O nome verdadeiro do Chaves nunca foi revelado.

# Tem um episódio no qual o Chaves aparece com um gesso no braço. Isso não era ficção. O ator havia realmente quebrado o braço e daí eles decidiram que poderia ser uma oportunidade para o show.

A Família Dinossauro

# Dino tem 43 anos. Fran tem 38, Bobby tem 14 e Charlene começa a série com 12 e termina com 15. Baby termina o show com 3 anos e Sr Richfield tem 42.

# Um filme de A Família Dinossauro estava sendo planejado, mas como a audiência da quarta temporada não foi boa, a série acabou sendo cancelada, assim como o filme.

É isso, pessoal. Ainda tem muita série antiga por aí. Quem sabe não rola uma segunda edição da Caixa Preta com antiguidades da TV. Espero que se lembrem com nostalgia da época que assistiam aos episódios dessas séries clássicas, mas não menos fantásticas.

Até segunda-feira que vem.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!