Doctor Who 7×11 — The Crimson Horror

Mas, Doctor, aquela garota…Clara. Você ainda não explicou.” — Jenny

Não. Eu não expliquei.” — Doctor

Esta review será bem curta, não apenas porque eu não gostei do episódio, mas porque não teve nada que merecesse um olhar mais detido. Não quero dizer com isso que se deva exigir uma crescente constante em qualidade no decorrer de uma temporada, mas The Crimson Horror foi uma queda muito brusca. Desde o preview eu já fiquei com certa relutância em acreditar que seria um bom episódio, mas ainda assim fui com o coração repleto de esperança e de um forte desejo de estar enganado. Não estava.

Episódios como esse tendem a ser um mero detalhe, dispensável para a temporada como um todo. Perdido em meio aos demais, com um roteiro tão fraco que precisou ser preenchido por altas doses de humor de qualidade discutível, sem qualquer perigo real para qualquer dos personagens em questão, este foi, a meu ver, o pior episódio da temporada.

doctor who 7x11

Nada neste episódio justifica sua existência, a não ser que o season finale apareça com uma. As resoluções simplistas e previsíveis, a falta de algo que justificasse o título, personagens sem profundidade ou consistência, ou seja, quase todo o episódio me provocou uma decepção constante. Digo “quase todo” porque o artifício que usaram para a recapitulação dos eventos me pareceu bastante divertido, além de me fazer ter a impressão de que Clara fica mais confortável na era vitoriana do que em qualquer outro contexto. Fora isso, admito que fui capturado por algumas partes de humor bobo do episódio, embora isso não me impeça de considerá-lo forçado em muitas partes.

É justificável nos recusarmos a aceitar a resposta simples para um problema que nos assombra, passando por processos de alívio seguidos por uma desconfiança profunda. Tamanha euforia diante de um enigma aparentemente insolúvel também não é absurdo, porém quando se caracteriza como a base de qualquer relação, ela só pode estar fadada ao fracasso. Afinal, ela é a “chefe”, mas por quanto tempo e sob quais condições? O que restará quando o mistério for resolvido senão a busca por um novo? A meu ver, essa resposta é muito mais importante e relevante do que a do enigma de Clara. Como se manterá o companheirismo entre os dois após as revelações prometidas para o season finale? Isso é tudo que sou capaz de encontrar nesse episódio.

Uma pena um episódio desses após outros tão interessantes. Não acredito que seja algo digno de reclamações uma temporada de doze episódios em vez de treze se isso nos poupasse de The Crimson Horror. Espero que o dessa semana seja melhor para que já possamos nos preparar para o season finale, porque mais um cliffhanger fraquíssimo com fotos impossíveis, só pode ser mau sinal.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!