Doctor Who 8×04 — Listen

Escute! (…) Eu sei que você está com medo, mas sentir medo é normal. Ninguém nunca te disse? O medo é um superpoder. O medo pode fazer você mais veloz, inteligente e forte. (…) O medo pode fazer você ser gentil.” — OSWALD, Clara

Alguém está recuperado deste episódio? Por que eu ainda não, e é por estes motivos que eu gosto tanto de Moffat — esperando julgamentos. –

De longe este é um dos melhores episódios da temporada — será que a essa altura do campeonato podemos eleger um melhor episódio? — Usando seu personagem de infância preferido, Steven Moffat elabora um verdadeiro ensaio sobre o medo. Aplausos!

Com um roteiro de explodir mentes e como o próprio Moffat divulgou, ele quiser mostrar o que o Doutor faz, quando não faz nada: caça um problema.

Doctor Who 8x04

Partindo de uma reflexão filosófica do próprio Doutor, de um medo infantil, quase universal sobre a “síndrome do bicho papão”, o mesmo começa a se indagar: O que está embaixo da cama, quando ninguém está olhando?

Partindo para o passo de pesquisa em livros que pautem sua teoria, o Doutor, pouco convencido — uma das características dessa nova encarnação, o ceticismo — pede a ajuda de Clara para desvendar este mistério. A ideia é simples, usar a Imposible Girl e usa memória até um dia de sua infância que a mesma tivesse este pesadelo e olhar o que havia embaixo da sua cama.

Porém as coisas não saem como o planejado.

O elemento surpresa que falta em Robot of Sherwood, aqui, em Listen, nós temos de sobra. Sem revelar grandes detalhes sobre a trama, se não perderia toda a graça, reparem como Moffat constrói todo um episódio pauta no medo mais infantil, trazendo à tona uma das características primaria do programa, que as vezes nos esquemas, Doctor Who nunca deixou de ser um programa infantil de monstros.

É louvável como o Departamento de Arte e fotografia realiza uma grande construção de suspense psicológico com pouco recurso, e em uma das cenas memoráveis, usando apenas um quarto, uma cama e um lençol. Nesta cena em especifico, a luz que brilha no canto da tela muito me lembra os recursos usados nos filme de J.J.Abrans. E o investimento pesado em recursos de feito especial criou uma das cenas mais lindas e ao mesmo tempo mais melancólicas de se ver no início da projeção com um Doutor meditando em sua TARDIS.

Toda analise que o roteiro faz também sobre o “bom soldado” ser aquele que não carrega arma alguma, uma referência obvia ou nosso herói, é deveras interessante, visto o quadro político de uma Inglaterra que apoio o uso de ataques armados dos EUA a Rússia. Mensagens pacifistas em um show infantil em tempos de conflitos reais.

O Moffat sendo Moffat explode nossas mendes na cena final, com uma Clara em um celeiro desconhecido, onde a mesma traz todo um discurso sobre a importância do medo;Que o medo em si traz mais benefícios que malefícios, traz todo uma carga dramática ou percebermos que é o mesmo discurso que o Doutor, usou mais cedo na projeção, para o jovem e assustado Rupert Pink.

E por fim, mas não menos importante, muito pelo contrário, Clara Oswald ganha um peso tão importante na trama que me pergunto se ela realmente poderá ou se já é, a companion mais importante na vida do nosso Doutor? Verdade ou não, se havia um monstro em baixo da cama ou não, o fato é que Moffat nos traz um episódio com o que sabe fazer de melhor, nos instigar a especular.

Na semana que vem, vamos dar uma de 12 homens e um segredo e roubar o banco mais perigoso do universo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER