Doctor Who 8×05 — Time Heist

– Culpa é o nosso problema. Neste banco a culpa é fatal” WHO, Doctor.

Depois de nos recuperamos da explosão mental que foi Listen, chegamos ao um episódio que previsivelmente não superaria o seu anterior, mas é eficiente em abrir um arco narrativo e encerrar ali mesmo, como mais um “caso da semana” e criar novas expectativas para o futuro da série.

Contratados por uma misteriosa criatura denominada “O Arquiteto”, o Doutor e Clara, juntos com o cyber-humano Psi e a metamorfa Saibra, formam um estranho time com a missão de roubar o banco mais seguro e mortal do universo, O Banco Karabraxos.

Sendo a terceira participação de Seve Thompson para a série, é maravilhoso analisar como o trabalho de arte, fotografia e figurino esta afiado este ano. Trazendo todos em roupas de tons escuros e com cortes curtos, como típicos ladrões de banco, sendo muita pratica para atividades como correr, saltar e etc, é também magnifica a curta cena do salão principal do banco, mostrando toda a grandeza de Karabraxos, assim como o uso de cores primarias, como o azul, amarelo e vermelho para diferenciar os níveos dos tuneis do banco.

Doctor Who 8x05

Logo, somos apresentados a uma nova criatura, O Teller, último de sua espécie que consegue sentir os sentimentos de culpa e através de ondas psíquicas transformar em “pudim” o cérebro de seus adversários.

A dinâmica entre Peter Capaldi e Jenna Coleman esta cada vez mais afiada, e que me desculpem os fãs, mas Clara Oswald nasceu para ser a companion de Peter Calpadi e não de Matt Smith. Assim, também é interessante e orgânica a interação do grupo, Doutor, Clara Psi e Saibra, que espero ver em breve.

Já o roteiro teve altos e baixos. As referencias a própria série continuam, enaltecendo ainda mais sua mitologia é em uma cena dão simples e sutil, consegui trazer um ar saudoso aos fãs mais ávidos, quando Psi escanei o quadro de vilões para atrair O Teller, visualizamos não só vilões da Era Clássica e da Era Moderna do show, como de seus spinn-off , como o vilão Androvax de As Aventutas de Sarah Janne e o John Hart de Torchwood, além do vilão Abslom que surgiu nas Historias em Quadrinhos de Doctor Who e na TV enfrentou a 7º encarnação do Doutor.

Porém o tratamento final do roteiro é algo que já vimos antes, eliminando o efeito surpresa, e já vimos sim, pois é idêntico em linhas narrativas ao final do episodio Hide, da temporada passada.

Apesar de necessário revelar a identidade de “O Arquiteto” no final, mas interessante série, trazendo assim, mais carga dramática e aumentando o efeito surpresa se a identidade em si não fosse revelada, ou se revelado, em episódios futuros.

No fim trata-se de um bom episodio de ligação, com mais acertos que tropeços, mas falhando na misancene do elemento surpresa.

E na próxima semana, voltamos a Hill Coal School.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER