Downton Abbey 5×02 — Episode Two

– Chegara um tempo Sr. Mosley, que sortuda será a casa que tiver um valete.” HUGHES, Elsie.

Um dos grandes trunfos de Downton Abbey é a sua capacidade de colocar seus personagens em situações inusitadas — e para nós muitas vezes anacrônicas — e mesmo assim conseguir nos emocionar, mas, além disso, explorar o cerne das emoções e relações humanas. E foram estes o grande destaque deste episodio.

O roteiro evolui em alguns plots, permaneceu estagnado em alguns e repetiu outros, como o caso de Daisy Mason. Determinada a se tonara uma mulher mais esperta, Daisy com a ajuda da Sra.Patmore e da Sra.Hughes volta a estudar, um plot repetitivo que já vimos, lá na primeira temporada, com a Gwe Dawson, que sonhava em ser secretaria, mas com o avanço histórico da series e a influencia do feminismos na década de 20, tornam-se necessários. A única novidade aqui é que Dayse tem como professora Sarah Buntingl, para desagrado de Robert.

Falando em Sarah o roteiro acerta em encerra de vez o romance dela e Tom, tornando a relação deles mais fraternal, fazendo assim, Tom reavivar seus desejos políticos modernos o que o leva a toda uma discussão com Robert a cerca da monarquia e dos imigrantes russos, e finalmente colocou o personagem no caminho certo, pelo menos o que eu esperava e não nego meu contentamento. Em uma Inglaterra atual que apoio um EUA em luta armada, que sofre constantes ataques de extremistas religiosos, como no caso do repórter inglês decepado por extremistas mulçumanos, e ainda por cima viu toda a Escócia ir às urnas para decidir se eles seriam um país livre do Reiuno Unido e do modelo Monárquico Parlamentarista, falar de política é sim importante, mesmo que travestido de drama de época.

Downton Abbey 5x02

Acertado também foi à decisão de tirarem o alivio comido do Sr. Molsey e lhe darem uma carga dramática, pois foi linda é a cena em que o ator Kevin Doyle, de olhos marejados de lágrimas abria e fecha a boca ao se encontrar com a Sra. Baxter e ela não negar os seus crimes.

E falando em reações é igualmente divertido observar Joanne Froagtt — que deu um show ano passado — em uma situação tão anacrônica, — para nós leitores é claro! — quando a mesma se dirige a farmácia para comprar “métodos contraceptivos” para Lady Mary, esta que por fim fez sua decisão e decidiu — se pelo Sr. Gillingham. Interessante aqui será analisar as reações futuras de todos após descobrirem os atos de Mary.

Quem também tomou uma decisão foi Lady Edith, que com a ajuda de Tim Drewe, irá “amadrinhar” sua própria filha, e reparem como a Sra. Drewe não gosta nada da situação, pois é nítido que ela já esta apegada a menina e não a deixara sair assim, tão facilmente. Pobre Edith! No fim, aqui, por mais vergonhoso que fosse a verdade desta personagem, melhor seria, evitando tanto sofrimento.

Sofrimento este que Thomas se autoflagela com a despedida de Jimmy de Downton após os eventos no episódio passado, no início da projeção, cena muito fraternal e linda de se ver.

E de forma dramática foi acertado o roteiro em finalizar nos dando a noticia que houve uma testemunha no assassinato do Sr. Green, aumentando assim, nossas expectativas para o episodio da semana que vem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER