Downton Abbey 5×04 — Episode Four

– A esperança é uma provocação feita para impedir que aceitamos a realidade” CRAWLEY, Lady Violet.

Chegamos à metade da temporada e não há dúvidas que este episódio foi melhor que o anterior em desenvolvimento de roteiro. Alguns plots avançaram, outros deram uma inesperada reviravolta, porém a grande joia da cora, ou neste caso, o grande ovo de Fabergé é o avanço do plano histórico, que de forma mais explicita — ou nas entrelinhas — influencia a vida de todos em Downton Abbey.

E o que há de melhor que uma antiga paixão para mostrar a cruel face da realidade? Foi assim que Lady Violet, ao reencontrar o Príncipe russo Kuragin, finalmente percebeu que o tempo avança com maior rapidez a cada dia.

Kuragin não é mais príncipe, não é mais nobre e não possui títulos, não depois da Revolução de 1917 que derrubou o governo absolutista do Czar Nicolau II e levou ao poder o partido Bolchevique, liderado por Lênin, criando assim a União Soviética. E tal qual o mito da princesa desaparecida Anastácia, a esposa e princesa de Kuragin também esta desaparecida, para surpresa da Condessa Viúva de Grantham.

Downton Abbey 5x04

Os jogos de diálogos entrem os dois personagens são incríveis de se analisarem, Lord Kuragin com amargura é a representação de um modelo monárquico falido e do outro lado, Lady Violet representando um modelo monárquico que se recusa a seguir adiante, mas que por necessidade de sobrevivência, adere às novas politicas e com muito contragosto.

E novas politicas serão sim aderidas pelos mais jovens, Lady Mary que tinha escolhido Lord Gillingham, não mais o quer, — e ao que parece Gillingham não aceitará essas decisão de bom grado -, a mesma ainda não esta certa se ele é o eleito, ainda mais depois de um encontro repentino com Charles Blake, que visivelmente não esqueceu Mary, mas seguiu adiante com a vida e já esta noivo de outra.

Porém quem não seguiu foi Lady Edith que sem o aval e a desaprovação da Sra. Drewe não consegue mais se aproximar de sua filha, a pequena Marygold, e com noticias sobre o suposto desaparecimento de Michael a personagem parece estagnar em seu sofrimento. Fato é que Michael foi para Alemanha e sumiu, aqui somos notificados que Michael teve um conflito com um grupo extremista. Analisemos que aqui o Partido Nazista já existia — criado em 1919 — assim como o modelo fascista na Itália — criado em 1922 — que vem ganhando força, para que em 1939 se inicie a Grande Segunda Guerra Mundial, e surpresa grata será se neste interim Michael estiver vivo. Torcemos!

Thomas também estagnou em seu sofrimento, e agora sem Jimmy por perto, que trazia o que o personagem possui de mais terno, e com seus planos de ascensão atrapalhados, o mesmo se entregou as drogas. Notem que Sra. Baxter acha que ele este doente. Sim, ele está, e ao que parece sua doença é a morfina. A metáfora perfeita para aplacar seu sofrimento.

Alguns momentos desse episódio devem ser citados, como o Sr. Mosley e as conversas entre Violet e Isobel como alívio cômico, que são sempre bem-vindas e trazem um leve frescor ao episodio.

Já as outras sub-tramas tiveram poucas evoluções e que devem ganhar mais destaques nos próximos episódios, como o novo idealismo de Daisy, o flerte entre Cora e Simon, o arrendamento agrário de Downton para casas populares, os conflitos internos de Tom e o resposta de Isobel ao inesperado pedido de Sr. Merton, afinal nos, espectadores, necessitamos de mais emoções e por que não, mais ações.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER