Downton Abbey 5×08 — Episode Eight [Season Finale]

– Tenha coragem por eles. Devemos sempre ter esperanças.” CARSON, Charles.

Sinceramente leitor, eu nem acredito que há um ano, aproximadamente nesta mesma época, comentávamos a season finale da quarta temporada e meu debut como reviewer aqui no Box.

E tão diferente do ano passado, esta seasson finale foi um carrossel de emoções, fechando esta atual temporada de forma mais que satisfatória e “linkando” os eventos ocorridos durante todo o ano em um ótimo trabalho de roteiro.

Fato é que, Downton Abbey nunca esqueceu os que já se foram, e em grande demonstração de metalinguagem da própria série, e as influências em seu próprio universo, tivemos várias citações daqueles que não mais habitam os gramados de Downton, como a Sra. O´Brien que agora trabalha para a mulher do novo governador, ou os já falecidos, como Willian, Gregson, Matthew e Sybil, este três últimos, mais evidentes devido a presença de seus filhos.

Downton Abbey 5x08

O roteiro de Fellowes é sábio em trabalhar de forma cíclica, e encerrar com a resolução da problemática que nos foi apresentando em seu primeiro episodio, a inauguração do memorial dos soldados falecidos na Primeira Guerra, que rendeu a Sra. Patmore um lindo momento proporcionado por Robert, que devo confessar me levou as lágrimas.

O momento mais esperado deste episódio, o casamento de Lady Rose que, — já anunciado que sua interprete, Lily James, deixaria a série — sabíamos desde seu primeiro encontro com Atticus que este seria a deixa para sua saída. O casamento rendeu ainda alguma comoção em um drama novelesco vindo do fato de Susan Flintshire, mãe de Rose, em tentar impedir o casamento.

Porém leitor, repare que, após a Primeira Guerra, e com os avanços sociais do feminismo, o comunismo proveniente da União Soviética e os moldes de um governo trabalhista, a classe operária aos poucos vai se qualificando, e a monarquia vai perdendo sua pompa, tanto que os pais de Rose não possuem mais valetes e empregadas, prova disso é que com a saída de Jimmy, por exemplo, o Sr. Mosley é o primeiro valete, o segundo, valete…o único valete! E Dayse que teve uma evolução dramática este ano, terminara os seus estudos com a promessa de deixar Downton e mudar-se para Londres.

Para contrapor os grandes momentos de dramas que estavam por vir, o roteiro traz de uma forma inesperada, mas positiva, Thomas Barrow em momentos que não classificaria como cômicos, mas sim divertidos, tentando dividir a atenção do valete temporário, o novo e ingênuo Andy, com a veterana Sra. Denker, expondo grande química entre a equipe.

Porém não negue leitor, que o final do casal Bates foi avassalador, e por que não dizer, quase uma necessidade sádica de Conde Fellowes em fazer o casal sofrer, com Ana sendo presa e acusada pelo assassinado do Sr. Green.

Reconhecida por sua genialidade em incluir fatos históricos aos dramas de seus moradores, e mostrar como a percepção do tempo pode ser tradada de forma requintada — alguém reparou que a Sra. Hughes estava com um penteado novo? — Downton Abbey chegou a sua fase adulta, e seus filhos, ou melhor, moradores, tem a necessidade de saírem do ninho para alcançarem novos horizontes, como Tom, que ficará até o Natal e depois, em evidente amadurecimento de caractere de personagem mudará para os EUA.

No fim, mais uma vez, foi um episodio cíclico, em que o velho, dá lugar ao novo, mas como enfatizado na frase do Sr. Carson, sem nunca perder as esperanças, mesmo sabendo que o futuro poder ser escuro e imprevisível.

E você, leitor, o que achou dessa Season Finale e o que esperam para o próximo ano? Até lá nos encontramos novamente no especial de Natal, sem nunca perder as esperanças.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER