E a DC Comics, como fica?

Os quadrinhos da DC estão ficando para trás na corrida para dominar as telas do cinema?

Nas últimas semanas, falamos aqui do mundo lindo e maravilhoso que a Marvel vem construindo, como é uma versão moderna da experiência do entretenimento, com toda a estratégia transmídia. De fato, tudo muito lindo e já são sete anos de brincadeira. E a DC Comics, como fica?

batmanvsuperman_newcostume

A DC, até onde se sabe, começou em 2013, com o Homem de Aço e como se deram conta, aproveitaram para incluir o Batman e ir indo até a Liga da Justiça. Enquanto o Demolidor da Marvel/Netflix chuta bundas de maneira espetacular, o Arqueiro Verde da DC/Warner/CW fica desfilando pela mitologia do Batman. O primeiro vai integrar o universo compartilhado, o segundo não.

O engraçado é que não dá para dizer com certeza que isso é prejudicial. Por mais lindo que seja esse universo da Marvel, o Homem Aranha já teve sua origem contada duas vezes e nenhuma delas deve ser reaproveitada. O Quarteto Fantástico vai ganhar uma nova versão. O Batman já foi o Demolidor. Os X-men conseguiram se rebootar de uma maneira espetacular. Não há um cânone definitivo, apesar de que essas versões são, para muita gente, canônicas.

A sabedoria popular prega que a primeira impressão é a que fica. Na semana passada, citando o mito Stan Lee, disse que cada edição de uma revista é a primeira edição de alguém. Vamos imaginar que o Batman do Adam West é o cânone de toda uma geração, Val Kilmer formou outra, George Clooney, Lewis Wilson… Agora é a vez do Ben Afleck. O mesmo vale para o Superman, que já foi vivido pro tanta gente, Kirk Alyn, Christopher Reeve, Dean Cain, Brandon Routh, Tom Welling, Henry Cavill…

É confuso ver um Flash na televisão e outro diferente nos cinemas, sem dúvida. Ver uma Supergirl sem saber como ela se encaixa, de verdade, na história do Superman. Mas é melhor assim do que não existir uma Supergirl, certo?

Como negócio, é justo dizer que é importante fornecer para o fã/consumidor a experiência mais interessante, possível, a mais completa, que cubra com riqueza o seu universo. Isso a Marvel consegue fazer com graciosidade. Mas o que a DC vem fazendo também possui um bom potencial.

Uma verdade definitiva que nós, fãs mais fervorosos, deixamos de considerar é que o fã do Batman irá assistir e curtir toda versão que for lançada dele, assim como os fãs dos X-Men e dos Vingadores fazem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER