Elementar, Watson: as influências de Sherlock Holmes

Saiba mais sobre esse personagem que inspirou tantas adaptações

sherlock

Sherlock Holmes é um detetive peculiar, para não dizer elementar. Atualmente, duas séries adaptam seu universo literário para a televisão: Sherlock, da BBC e Elementary, da CBS. As duas trabalham com a proposta de trazer a história do detetive mais famoso do mundo para a atualidade, já que os casos de Holmes e Watson se passam durante a Era Vitoriana.

As duas são atuais mas são bem diferentes. Talvez a diferença mais óbvia é que, em Elementary, John Watson se chama Joan Watson e é uma mulher, interpretada por Lucy Liu. Em Sherlock, a história se passa em Londres, enquanto que em Elementary é em Nova York.

Sherlock tem uma narrativa de três episódios por temporada, que são espaçadas por um período longo, chegando a ter 1 ano ou 2 entre elas (e isso irrita muita gente, mas deixa mais ansioso pela próxima). Já em Elementary, são cerca de 22 a 24 episódios por temporada.

Mas não estamos aqui para falar sobre as séries em si (isso também) mas sim sobre a influência que Sherlock Holmes criou nomundo, com diversas adaptações. Até mesmo House teve influência do detetive.

Sherlock: Tao fofinhos esses dois!

O apartamento de House é o 221B, fazendo referência para a casa de Holmes e Watson, que é o número 221B, em Baker Street, Londres. O nome de Wilson (James Wilson) é para homenagear Jonh Watson, já que a amizade entre Wilson e House é semelhante a de Holmes e Watson.

A expressão “Elementar, meu caro Watson”, que serviu de inspiração para o nome de Elementary, nunca foi dita nos livros. Na verdade, ela foi criada no teatro, assim como o cachimbo curvado. O nome do primeiro episódio de Sherlock se chama “A Study in a Pink”, referenciando o livro Um Estudo em Vermelho. Aliás, em uma cena tem escrito no chão a palavra RACHE e Sherlock faz uma piada dizendo que é apenas o nome Rachel incompleto e não a palavra vingança em alemão. No livro, Lestrade acha que é o nome Rachel, quando na verdade é a palavra em alemão.

O aspecto de gênio destrutivo também foi adaptado: House é um médico brilhante, mas viciado em hidrocodona. Toca piano, guitarra e tem uma personalidade fria e difícil. Holmes fuma tabaco e usa cocaína para protestar contra a monotonia. É um excelente violinista e é muito frio. Em Sherlock, o personagem chega a se definir como sociopata funcional e usa adesivos de nicotina. Já em Elementary, ele acabou de sair da reabilitação.

Sherlock Holmes já foi adaptado inúmeras vezes, tanto no cinema quanto na televisão. Um filme em que o detetive já está aposentado, com 93 anos e é assombrado por um caso não resolvido foi lançado em junho deste ano no Reino Unido. Lá, Sherlock Holmes é interpretado por Sir Ian Mckellen.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER