Em 2016 o demônio e o exorcismo dominarão a cultura pop

Com diversas produções abordando o tema na TV e nos cinemas, em 2016 o demônio e o exorcismo dominarão a cultura pop.

Já vimos de um tudo que se relacione ao sobrenatural no cinema e na TV. Mas marque isso: Em 2016 o demônio e o exorcismo dominarão a cultura pop.

Pense bem: já esgotamos os vampiros com Vampire Diaries, The Original, Crepúsculo e True Blood, entre tantos outros filmes. Já tivemos lobisomens em Teen Wolf, Being Human e até em Harry Potter. Os zumbis viraram carne velha com The Walking Dead, Fear The Walking Dead e possivelmente mais um spinoff da franquia. Sem contar os trezentos filmes de Resident Evil, o longa Guerra Mundial Z e outros mais.

Qual o único elemento do sobrenatural que faltava ser explorado à exaustão pela cultura pop? O demônio. Seja com exorcismo, possessão demoníaca, ou a besta em pessoa. Mas essa modinha dominará 2016–6–6. Podemos dizer que tudo começou com o bem sucedido Invocação do Mal (The Conjuring), em 20–13.

É claro que de lá para cá tivemos outras histórias que se relacionam ao tema da possessão, incluindo a mau fadada adaptação de Poltergeist e até o sucesso bizarro de Anabelle, a boneca demoníaca. Mas o tema nunca foi diretamente o demônio, ou exorcismo. E o assunto tampouco foi explorado como aconteceu com os vampiros, zumbis e lobisomens. Até agora!

Nos cinemas

Invocação do Mal 2 deverá chegar aos cinemas em 9 de junho deste ano. Trará de volta os astros Vera Farmiga e Patrick Wilson no filme sobrenatural que mergulha em casos reais arquivados pelos renomados demonologistas Ed e Lorraine Warren, interpretados por eles.

Neste novo longa eles viajam ao norte de Londres para ajudar uma mãe solteira, que cria seus quatro filhos sozinha em uma casa atormentada por espíritos cruéis. Se o primeiro filme foi assustador, a continuação promete te fazer gritar ainda mais. Confira o trailer acima!

Na TV

Na telinha temos um reflexo ainda mais forte da onda pop envolvendo o tema, com a estreia da série Outcast, baseada nos quadrinhos de Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead. A publicação é recente, mas já tem diversos fãs. Serão 10 episódios apresentados pelo canal Cinemax (ainda não confirmado no Brasil).

A série contará com Patrick Fugit no papel de Kyle Barnes e Philip Glenister como o Reverendo Anderson. A história se passa na pequena cidade de Rome, em West Virginia. Seu protagonista Kyle é um jovem atormentado por possessões demoníacas desde criança. Quando adulto, inicia uma viagem para encontrar respostas. O que ele descobre poderia significar o fim da vida na Terra.

É possível que Outcast estreie simultaneamente com os Estados Unidos pelo canal Fox, em mais de 125 países incluindo o Brasil — já que a produção é da Fox Estúdios e esse modelo tem sido repetido com as produções deles.

Outra estreia envolvendo o tema é a série que dá seguimento à cine-série A Profecia (The Omen), que se chamará Damien. Nos Estados Unidos ela estreia no canal A&E com o mesmo produtor executivo de The Walking Dead (Glen Mazzara) e até um ator do elenco da série, Scott Wilson.

Damien é estrelada por Bradley James e narra a vida adulta do garoto anti-cristo que conhecemos na quadrilogia cinematográfica. Ele desvendará as circunstâncias de seu nascimento e entenderá sua posição em nosso planeta diante de uma das mais importantes passagens bíblicas, o apocalipse.

Como você viu, quadrinhos e demônios se envolvem na tela da TV. E nesse sentido a DC é a maior fonte, com duas histórias ganhando as telas. A primeira delas é Lucifer, cujo nome já indica o personagem principal, certo?

O piloto já vazou e você pode conferir nossa crítica aqui. É uma série mais bem-humorada e pouco assustadora. Ainda assim, traz o demônio em pessoal como personagem central.

Encerrando as estreias televisivas, teremos The Preacher, série de Evan Goldberg, Seth Rogen e Sam Catlin desenvolvida para AMC e estrelada por Dominic Cooper. Misturando elementos e crenças religiosas, como exorcismo e demônios, ao universo de heróis, trata-se da segunda adaptação de uma série de quadrinhos da DC, neste caso em conjunto com a Vertigo. A HQ foi criada por Garth Ennis e Steve Dillon.

Foi encomendada em setembro de 2015 e deverá ter seus 10 episódio exibidos no verão deste ano. Conta a história de um pastor possuído por forças sobrenaturais, sua ex-namorada e um vampiro irlandês. Eles estão fugindo da polícia e de serial-killers, além de organizações secretas e de um pistoleiro do século XIX que ressurge para infernizar suas vidas.

Uma série nada convencional que promete agradar aos fãs de temas sobrenaturais.

Faltou alguma? Então comente.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER