Enlatado americano? Bitch, please!

Não tem como negar: a TV mudou! O que era considerado um primo pobre e mainstream da sétima arte, ganhou força e hoje apresenta semanalmente uma revolução. São novos atores, roteiristas, tramas complexas e personagens únicos.

Desde a expansão dos canais americanos e a possibilidade de um orçamento mais acessível, a TV vem mostrando grandes obras, se arriscando e inovando, não só em ternos de narrativa, mas de ações de marketing. São conteúdos transmídia, Social TV, second screen, enfim, a plataforma apresenta atualmente um produto único e que reflete a multiplicidade do novo espectador.

A TV trouxe aos roteiristas à liberdade. Se antes eles eram instruídos a seguir regras e formulas já testadas e aprovadas pelos bambambãs de Hollywood, hoje existem inúmeras possibilidades e, acima de tudo, a presença do público segmentado. Há uma versatilidade de tramas, personagens, arcos narrativos que são explorados aos poucos, sem a pressa e a fugacidade das bilheterias. Histórias profundas e complexas que vão sendo desmembradas a cada temporada de take em take.

Em sua plena Era de Ouro, a TV vem atraindo nomes já consagrados do cinema. Nomes como Martin Scorsese e Steven Spielberg, que deixaram suas produções milionárias para se dedicarem a séries com custos menores, mas com tempo hábil para desenvolver longos diálogos e estabelecer uma relação de proximidade com o público, coisa que só acontece na TV.

A linguagem televisiva tem a pausa necessária para o espectador e o interprete digerirem os acontecimentos. Grandes performers, como Jessica Lange e Glenn Close, hoje nos presenteiam com interpretações brilhantes e personagens redondas com camadas profundas que casam perfeitamente com suas tramas. E não é só de gênios já consagrados que vive a TV, afinal o que dizer de Lena Dunham? A jovem escritora acumula funções em Girls e inova ao retratar uma geração que se afoga em informações, tem a possibilidade de se conectar com o mundo, mas se sente sozinha a todo instante.

Hoje a TV atinge sua maturidade e temos a sorte de poder desfrutar de tantas obras de qualidade. Porém, ainda é preciso conquistar o olhar sem preconceito dos estúdios e dos tão ‘selecionados’ amantes do cinema para reconhecer que, agora, a TV está à frente. Vivemos uma revolução assistida!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER