Entenda as indicações do SAG e Globo de Ouro

Prêmios são importantes. Além de ser um trunfo infalível na briga com os seus amigos sobre qual série é melhor, também é um reconhecimento gigantesco para quem trabalha (e muito) pela arte de entreter, além de ter o poder de definir futuros de carreiras e séries.

E depois dos Emmys, os prêmios mais importante para TV são os Screen Actors Guild Awards (SAG) e os do Globo de Ouro. O primeiro é dado pelo sindicato dos atores e o segundo pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, uma equipe de mais de 70 jornalistas com nacionalidades e culturas diferentes, que o torna um prêmio mais plural, e até imprevisível.

Com todas as indicações já feitas por ambos, é hora de tentar entender e quem sabe apostar no destino de cada estatueta.

Para começar, os dramas: a categoria de melhor elenco vem sem muitas mudanças do que vimos no Emmy e tem Homeland (ignorada pelo sindicato no ano passado) como favorita. Já no Globo de Ouro, a série The Newsroom da HBO conseguiu indicação, mas o drama da Showtime ainda segue na frente na disputa, e encontra como adversário Breaking Bad, que é amada pela AIEH. Difícil, não é?

Os mesmos bom competidores são encontrados nas categorias de atuação, com Claire Danes (Homeland) e Maggie Smith (Downton Abbey) disputando o melhor atriz no SAG, já que no Globo de Ouro (assim como no Emmy), a personagem de Maggie é vista como coadjuvante.

Outro nome forte é o de Jessica Lange, mas não o suficiente para bater de frente com as outras duas. Para ator, Bryan Cranston (Breaking Bad) e Damian Lewis (Homeland) voltam a se encontrar e, correndo por fora, vem Steve Buscemi (Boardwalk Empire), nas duas premiações. Homeland tem tudo para continuar levando tudo, apesar de manter níveis de qualidade comparáveis às outras concorrentes. Na categoria misturada de atriz de filme para TV e minissérie, o SAG lembrou da eficiente Sigourney Weaver na boa e curta Political Animals, mas não há chance para ela.

Já nas comédias, sem surpresas: Modern Family continua com a mesma força de sua primeira temporada. Dessa vez, representando a série na categoria de Melhor Atriz quem apareceu foi Sofía Vergara no SAG, mas contra Tina Fey (30 Rock) e Amy Poehler (Parks and Recreation) — que também aparecem no Globo de Ouro — fica complicado.

O prêmio para Tina e Amy é importante e merecido, pois séries sem audiências espetaculares dependem da aprovação da crítica, além de estarem em suas últimas temporadas. Fora do SAG, porém indicada ao Globo de Ouro, está Julia Louis-Dreyfus por sua elogiada performance em Veep, da HBO. Com três séries bem sucedidas e prêmios importantes para as três, a atriz vai dar trabalho para as meninas da NBC. Vale lembrar que a vitória de qualquer uma é justíssima.

Nas duas premiações Jim Parsons e Alec Baldwin, de The Big Bang Theory e 30 Rock, são favoritos, como sempre. Com vitória mais difícil por pura burocracia, Louis C.K. apareceu indicado por Louie, umas das melhores séries do ano segundo o AFI. Ty Burrel e Eric Stonestreet de Modern Family também aparecem no Globo de Ouro. Essa é uma das categoria mais incertas do ano.

Representando os coadjuvantes, categoria existente só no Globo de Ouro, Eric Stonestreet e Sofia Vergana de Modern Family mais uma vez perdem vaga para Mandy Patinkin e Ed Harris (Homeland e o filme para TV Game Change), no caso do primeiro, e Maggie Smith e Archie Panjabi (The Good Wife) no caso da segunda.

Misturar série, com minissérie e filme para TV, além de comédia e drama, deixa tudo mais complicado e desnivelado. Menção honrosa para Max Greenfield, de New Girl e Hayden Panettiere de Nashville, que mesmo sendo coadjuvantes na categoria de coadjuvantes, tiveram bons trabalhos.

Mesmo longe de ser um Lisa Rinna Awards, esses dois prêmios também têm sua importância e é sempre bom acompanhar nossos artistas e séries, sem contar que é momento certo de agradecer por não acompanhar certos programas.

O Globo de Ouro acontece no dia 13 de janeiro e o SAG no dia 27 do mesmo mês.

Seus favoritos apareceram na lista? Achou as indicações justas? Compartilhe suas opiniões com a gente e boa temporada de ouro.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER