Entenda o incrível sucesso de Arquivo X

Na última terça-feira, dia 10 de setembro, completaram-se exatos 20 anos que estreava nos Estados Unidos um dos maiores sucessos de ficção científica da história da TV mundial.

Arquivo X surgiu no início dos grandiosos anos 90, e ditou regras durante nove longos anos. O sucesso foi tão estrondoso que, após o seu final, a produção deixou uma legião interminável de fãs fiéis até hoje. Como se não fosse bastante, apenas para deixar um gostinho de quero mais, foram produzidos dois longas da série.

Como vocês já repararam, o Box de Séries essa semana vem fazendo matérias especiais por conta dos 20 de Arquivo X, e é claro que o Manual Prático não ficaria atrás nessa. Com a ajuda da nossa super Carol Maglio, vamos tentar entender essa febre incrível que a série possui até os dias de hoje.

thumb arquivo x

Temática

Em uma época onde as produções adolescentes eram as febres do momento, o brilhante Chris Carter decidiu ir na contramão do que era tendência naquela época. E quem disse que ele queria isso?

Arquivo X veio com uma premissa ousada, de misturar investigação com o sobrenatural. O que Carter não esperava era que o gênero acabasse caindo no gosto do público, e ainda mais durante muito tempo após o fim da série. Não é a toa que ela ainda é amada por muitos.

arquivo x David Duchovny Gillian Anderson

Elenco

Brilhantismo à parte de Chris Carter, com certeza um dos principais motivos para que sua obra se tornasse algo épico foi o intocável elenco. David Duchovny e Gillian Anderson tinham uma química impressionante.

Belos e jovens, a dupla se entregou de corpo e alma aos seus respectivos personagens. Os agentes Dana Scully e Fox Mulder tinham um equilíbrio incrível em cena, tanto pelo fato de terem pensamentos diferentes quanto pela sintonia entre seus intérpretes.

Durante as temporadas finais da série, entram em cena os agentes John Doggett e Amanda Reyes, que apesar de não fazerem o mesmo alvoroço da dupla original, fizeram o máximo possível para segurar a série em suas últimas temporadas, quando sua qualidade já estava decaindo.

David e Gillian eram dois meros desconhecidos na TV que, em questão de pouco tempo, se tornaram os queridinhos da América, honra para poucos.

the night stalker

Influências de Arquivo X

Apesar de sua premissa ousada, o formato dela não foi algo criado totalmente por Carter. O produtor teve duas grandes inspirações para se basear na construção de sua série.

Tales from the Crypt e Kolchak: The Night Stalker foram as principais influências para o nascimento de Arquivo X. A temática sobrenatural era algo que vinha já desde os anos 70, mas que nunca teve tanta notoriedade igual a série dos agentes Scully e Mulder tiveram.

Também serviram como influências as séries Twin Peaks e The Twilight Zone.

Fringe THUMB

Séries influenciadas por Arquivo X

O sucesso de Arquivo X foi tão grande, que serviu de referência para futuras produções que viriam a nascer. O brilhante J. J. Abrams é um exemplo claro de como a série influenciou em suas criações. As produções do cara, como Lost e Fringe, são a prova mais do que clara disso. Ambas as séries conquistaram o público, tiveram uma quantidade considerável de temporadas no ar, mas, apesar de seus respectivos sucessos, nunca chegaram aos pés de sua fonte de inspiração, vamos ser realistas.

Outras produções bastante conhecidas pelo público, como Supernatural e a franquia American Horror Story, também têm a série como influência em suas criações iniciais.

lost-wallpaper

Time competente

Chris Carter e elenco não são os únicos que merecem o mérito por Arquivo X. Os roteiristas que colaboraram com o sucesso da série durante os seus nove anos de vida também merece toda a atenção.

Não é a toa que logo após o fim da série, eles já se envolveram em novas obras que fizeram sucesso ou não, à altura ou não. Produções como 24, Fringe, Millenium, The Vampire Diaries, Supernatural, Lost, Awake, Breaking Bad, Castle, entre outras, com certeza a maioria deve ter conquistado a confiança do público por conta de grandes nomes como esses estarem por trás de todas essas citadas, gerando maior credibilidade.

the x files panel comic con 01

Gostinho de quero mais

Carter bem que tentou, com o fim da série, criar produções como Millenium, Harsh Realm e Os Pistoleiros Solitários (que é spin-off de Arquivo X), mas nenhuma chegou aos pés de sua grande obra de arte.

Com isso, o produtor não poupou esforços de atiçar os fãs e deixar sempre um gostinho de quero mais. Com isso, veio um resultado de dois filmes da série Arquivo X, além de um incrível e nostálgico painel esse ano na Comic Con para levar todos ao delírio. Será que há chances de um terceiro filme acontecer ainda?

coverx

Entre esses e outros motivos, agora está mais do que esclarecido que Arquivo X fez por merecer e é esse fenômeno, sucesso até os dias de hoje.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER