Eu tenho medo de Pretty Little Liars

Já faz mais de um ano que o Box de Séries decidiu publicar semanalmente uma coluna voltada para a convergência. O objetivo era trazer para o dia a dia as estratégias de divulgação das emissoras e, com isso, aproximar ainda mais os fãs de suas séries favoritas. E deu certo! Hoje muitos de nossos leitores/internautas comentam sobre transmídia, sobre as métricas da Social TV e principalmente como a maneira de assistir televisão está mudando. Porém, entre tantos textos, ações, números, narrativas e buzz, uma série ainda nos surpreende (e nos dá medo!). Com um o público que nasceu multitasking e uma trama permeada por mistérios, Pretty Little Liars é um ícone da Social TV.

A cada estreia, a trama do canal americano ABC Family apresenta boas ações voltadas para a segunda tela e conteúdos específicos para as mais distintas plataformas e espectadores. E o feedback de tudo isso? Recordes em looping! Diante de um número quase assustador de menções nas redes sociais, afinal um episódio dura em média 40 minutos, vamos destacar três pontos fundamentais para compreender o arrebatador sucesso da série.

O público certo na hora certa!

Novo espectador THUMB

Os espectadores de Pretty Little Liars representam a geração multitasking. Atualmente calcula-se que um jovem consome em média cerca de 34 gigas de informações diariamente. Se para muitos assistir TV e comentar nas redes sociais ao mesmo tempo é algo complicado e que divide atenção, para eles a experiência da TV em duas telas é corriqueira. Afinal, estamos imersos em links, fotos, vídeos, enfim, conteúdo o dia todo. Nos acostumamos a essa quase esquizofrenia informativa. Assim, a trama da ABC Family tem fãs que não precisam ser convencidos de que tweetar durante a série é interessante, eles já fazem isso naturalmente, pois integram genuinamente esse novo ecossistema de conectividade.

Um emaranhado de mistérios

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Mesmo quem não assiste Pretty Little Liars sabe que a narrativa da série tem como principal arco narrativo o mistério. Pois essa trama inconstante que pega os fãs de surpresa é também uma das causas do buzz gerado nas redes sociais. Só na estreia da nova temporada da série, na semana passada, foram 1,4 milhões de tweets. Como já dissemos anteriormente, uma boa história é a principal alavanca para o engajamento do público. A cada cliffhanger, a ABC Family estimula os espectadores a compartilharem suas impressões e discutirem sobre os próximos acontecimentos da trama.

A ABC Family sabe o que faz

ABC Family Social TV THUMB

Muito antes desse boom da Social TV, o canal americano ABC Family já investia em ações voltadas para os fãs. Os conteúdos exploravam narrativas que iam além das apresentadas na telinha, o que só imergia ainda mais o público. Cada plataforma — Instagram, Facebook, Twitter, Tumblr, Pinterest — explorava o seu diferencial, criando assim uma teia de micro histórias que se convergiam na trama principal. Com isso o público se engajava com a série mesmo depois do episódio ter ido ao ar.

Assim como todas as ferramentas da convergência, ainda é cedo para pontuar verdades absolutas e estratégias infalíveis, mas para nós que acompanhamos esse fenômeno midiático diariamente, o engajamento dos fãs de Pretty Little Liars assusta. Os números do buzz — comparados a atrações nacionais e internacionais — são uma marca histórica para o recente hábito de comentar nas redes sociais durante a exibição dos programas. Os cliffhangers de Pretty Little Liars ultrapassam a narrativa da série e vão para a Social TV, e a cada episódio nos surpreendemos com um novo feito midiático da trama da ABC Family.

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