Expresso do Amanhã (2014) | Crítica

Expresso do Amanhã (Snowpiercer) — Futuro distópico ou realidade presente?

Devemos ocupar nossa posição pré-determinada. Saibam seus lugares, mantenham seus lugares.-Mason

Depois de muitas alterações na data e estratégia de lançamento, finalmente Expresso do Amanhã terá sua estréia nos cinemas brasileiros dia 27 de agosto, isto acontece dois anos após sua primeira exibição em festivais. Desentendimentos entre o diretor Bong Joon-ho e a Miramax, que tinha o direito de exibição nos EUA, fizeram com que o filme não entrasse no grande circuito, tendo sido realmente visto apenas na Internet.

Expresso do Amanhã é baseado na HQ francesa “Le Transperceneige” e se passa em uma realidade distópica, onde, devido ao aquecimento global, as autoridades mundiais são obrigadas a dispersar produtos químicos na atmosfera terrestre com intuito de resfriá-la. O experimento dá errado e a Terra é completamente congelada, deixando a vida humana extinta. Esse inverno glacial já dura 17 anos e os únicos sobreviventes são os passageiros de um trem que circula sem paradas desde o início das mudanças climáticas.

A estrutura social do trem, reproduz a vida na Terra: os pobres se entulham em um vagão sujo e apertado passando frio e fome, enquanto os ricos desfrutam uma vida agradável, com direito até a vagão-sauna e vagão-balada.

Poster Expresso do Amanha - Snowpiercer

Chris Evans vive Curtis, o líder da classe oprimida, que passa por todos os vagões, em busca de Wilford, dono e maquinista do trem, interpretado por Ed Harris.

Expresso do Amanhã é o primeiro filme em inglês do diretor coreano Bong Joon-ho. Sua estética me lembrou bastante Oldboy, com um tom sombrio e sujo, e cenas de luta ágeis e beeeeeem violentas. Por outro lado, apesar de nunca ter lido a HQ que inspirou o filme, algumas cenas pareciam desenhadas no enquadramento perfeito de um comic book.

Visualmente o filme é bastante rico, e o trabalho de direção de arte é muito delicado. Cada detalhe no figurino e na cenografia parece ter sido escolhido com cuidado, as cores são introduzidas aos poucos, à medida em que vamos descobrindo com Curtis cada um dos vagões. Esse cuidado, porém, não se repete com os efeitos especiais, que são bem toscos, o que não chega a comprometer a história, mas dá um pouquinho de descrédito.

O Expresso do Amanhã conta com um elenco premiado, com John Hurt (Harry Potter e as Relíquias da Morte), Octavia Spencer (Histórias Cruzadas), Ed Harris (Game Change), mas quem realmente se destaca são Chris Evans (Capitão América) e Tilda Swinton (Constantine).

Chris carrega bem o herói com passado misterioso, que renega o papel de salvador até entender que aquela é realmente sua missão na vida. É bastante cliché, mas funciona na maior parte do tempo.

Já Tilda não cansa de ser incrível, ô mulher boa! Tudo é dela quando está em cena, e em Expresso do Amanhã ela funciona como o alívio cômico perfeito, já que todo o resto é tão tenso. (Ah, não sei se é maluquice da minha cabeça ou efeito de muito panelaço mas achei ela a fuça da @dilmabolada, até dos discursos sem pé nem cabeça!)

Expresso do Amanhã tem uma premissa fácil, até meio batida, mas entrega bem o que promete, de uma forma criativa tanto na narrativa, quanto no visual, com uma boa dose de ação e plot twists, mas seu roteiro se perde um pouco com o excesso de detalhes nos personagens e informações soltas, que acabam não sendo exploradas depois.

É um bom filme, que rende horas de discussão pós cinema, desde questões climáticas que vivemos hoje (Hello inverno, te amo, saudades), nossos papéis na sociedade, até o questionamento da necessidade de termos uma figura de poder com a finalidade de manter a ordem social.

O desfecho final corrido e confuso, que acaba não amarrando tudo que foi entregue durante o filme, decepciona um pouco, mas mesmo assim vale a pena. É mais um sopro criativo vindo do oriente.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER