Face Off : A magia por trás dos Efeitos Especiais

Será que já inventaram realitys shows de tudo? Face Off é a prova que não. Ao se colocar em competição os melhores maquiadores de arte e de efeitos especiais para a TV e Cinema, abre-se uma teia interessantíssima de novos conhecimentos ao público: como são pensados e executados todo o stilyst dos nossos personagens favoritos?

Face off

A construção do personagens, segundo Stanislavski, passa essencialmente pela postura e pelo corpo do ator. Sendo assim, ao interpretar um elfo ou um ogro é necessário que o ator sinta que é um destes personagens mitológicos.

Face Off mostra o trabalho de bastidores de pessoas que ganham a vida transformando sonhos em realidade, dando vida a seres mitológicos (que vão desde bruxas a zumbis) por meio de técnicas avançadas de maquiagem prostética. As próteses, muito antes do silicone, são usadas pela humanidade para dar efeitos à pele, transformando os usuários em personagens.

Face Off Make ups

Desde Cleópatra, no antigo Egito, até Lady Gaga, a maquiagem é usada com este sentido. O que seria de The Walking Dead sem os zumbis? E o que seria de Edward sem suas mãos de tesoura? A ficção está cada vez mais real, e Face Off mostra como isso é possível.

Com um time de primeira linha de jurados, que inclui Glenn Hetrick, o cara responsável pelo visual de Lady Gaga e de filmes como Jogos Vorazes, Arquivo X e Buffy, e é também o cara que assina a maquiagem de efeitos especiais de CSI: NY. Tem também a ganhadora de 3 Oscar de maquiagem, Ve Neil, por Os Fantasmas se Divertem, Uma Babá Quase Perfeita e Ed Wood. O juri tem sua formação completa com Neville Paige, nada mais nada menos que o idealizador da maquiagem de efeitos especiais de Avatar. Alguém duvida da qualidade deste time? Sem contar com as participações pra lá de especiais no juri de Bryan Singer (X Men) e Paul W. S. Anderson (diretor da franquia Residence Evil).

Glenn Hetrick, ve Neil e  Patrick Tatopoulos (criador da série, que foi jurado na primeira e na segunda temporada).

O programa é basicamente composto por dois desafios semanais: um desafio rápido, onde os participantes têm que demonstrar domínio de uma técnica específica (prótese, maquiagem de arte, zumbi) e do Spotlight Challenge, no qual os desafiantes têm que elaborar um personagem completo (maquiagem, roupa, barba, cabelo e bigode), sempre norteados por um tema (Alice in a Zombieland, Like a Tim Burton, e por aí vai…). Como em todo reality que se preze, o vencedor é nomeado e garante vaga no próximo desafio e o idealizador do pior look é eliminado.

O programa se passa (claro!) em Los Angeles, a meca do cinema mundial e é apresentado por McKenzie Westmore, atriz que já participou de Friends e Dexter e que é filha de um grande gênio da maquiagem de efeitos especiais: Michael Westmore (também ganhador do Oscar e que faz maquiagem para agentes da CIA disfarçados). A apresentadora entende bem do riscado.

Face Off makes 1

Com ritmo alucinante e com novos personagens criados a cada semana, fica muito difícil não se apegar à série. O canal brasileiro SyFy passa atualmente a quarta temporada do reality, mas nos EUA (também pelo Syfy) está na quinta temporada, e, espero eu, tenha vida longa!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER