Falling Skies 3×04 — At All Costs

Sejam gratos por lutarem em uma terra que podem chamar de lar. Isso é uma dádiva. Eu jamais verei o lugar que poderia chamar de lar.” — Cochise

Aquele momento estranho em que um alien aliado tem mais razão para vencer a luta que os próprios humanos. Falling Skies segue um ritmo muito bom, com certeza já consagrado como o melhor arco da série. Entretanto, é preciso cuidado na trama pra não cair em uma pequena armadilha de marasmo.

Tom está a cada dia mais ausente da sua família. Anne e Hal passam por momentos mais do que difíceis e precisaram lidar sozinhos com a situação. Hal não tão sozinho assim já que agora ele tem um alter ego para tomar as rédeas. E se havia alguma falta de suspeita que ele pudesse ser o traidor da causa, agora se tornou o maior suspeito. Toda a pressão fez o coitado surtar de vez e deixou com o que quer que esteja dentro dele tomasse conta total. E a coisa só vai piorar pro lado dele.

Enquanto isso Anne usa do instinto selvagem de uma mãe protegendo a prole para fazer uma grande besteira. Agora é certeza, o bebê macabro não é uma ilusão, ela realmente tem traços de DNA alien nela. Para proteger a garota de uma decisão irracional de Tom, Anne toma uma decisão irracional e acaba nas mãos do inimigo. E Tom continua com sua atitude de se afastar mais e mais da família, nada novo aqui. Esse é um detalhe que dá pra ver com o Ben, também. Toda a sua decisão de manter ou não seus espinhos foi unicamente dele, nem sequer tentou consultar seu pai para algum conselho amigo.

Falling Skies 3x04

É até compreensível o medo que ele e seus soldados sentem dos Volms, a desconfiança. Isso até os próprios soldados de Tom sentem. Mas chega a ser desagradável quando eles praticamente sequestram Cochise. Provavelmente vão fazer atrocidades com o alien para entender suas intenções ou ver se ele realmente é um aliado, o que pode comprar uma guerra entre os próprios humanos e perder o apoio dos Volms. Isso é apenas especulação, claro, mas parece ser o provável. Aqui mora o perigo da trama, essa disputa entre humanos pode resultar em algo que já está batido em séries que envolvem a questão da sobrevivência de grupo de humanos. Não que seja algo ruim, longe disso. Mas se for mal trabalhado, pode resultar em um arco narrativo repetitivo. De qualquer forma, é observar pra ver no que vai dar. Falling Skies ameaça tropeçar mas não cai.

Inevitavelmente, o grande momento do episódio foi ver Cochise esclarecer suas razões de lutar conta os Espheni e ajudar os humanos. Tá certo que toda a coisa de guerra galática soa estranha, mas o discurso do extraterrestre roubou a cena sem sombra de dúvida. Humanos lutam por sua sobrevivência, mas também por seu lar. Os Volms nem sequer conhecerem seu lar, apenas têm ideia de como ele era e estão nesta guerra para sustentar esta memória, na esperança de que as próximas gerações terão um lugar para chamar de seu, não somente uma nave fria em meio a uma guerra. É inevitável para humanos que estão sob situação parecida não se sentir solidários. Basta ver a nova geração surgindo em meio às trincheiras, sem conhecer o conceito de ter paz e viver sem o medo de que no minuto seguinte sua família vai ser aniquilada por um grupo de skitters.

A série ainda está chegando em sua metade e está em um ritmo frenético, não consegue enrolar por nem um segundo, mas ainda tem tempo para cliffhangers malvados. E que fique claro, foram só quatro episódios, muito ainda pra acontecer, mas vem sendo uma temporada fantástica de acompanhar.

P.s. 1: Chichauk il’sichninch cha’tichol, que nome bonito! Vou dar esse nome pro meu filho.

P.s. 2: Onde diabos os volms aprenderam a falar inglês? Será que fizeram aqueles cursos à distância de conversasão?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER