Falling Skies 5×10 — Reborn [Series Finale]

Falling Skies se despede com um fim sem graça e sem brilho.

Como uma vez disseram: ‘aquele que falha em aprender com sua história está para sempre condenado a repetí-la’. Então, assim, para sempre vamos manter nossos olhos no céu .” — MASON, Tom

E finalmente chegamos ao fim da jornada de Falling Skies. Porém, infelizmente, o sabor é agridoce. A série conseguiu acertos em certos pontos que fizeram de seu series finale aceitável. Mas teve seus escorregões que não foram tão diferentes daqueles que vimos ao longo de toda a temporada e, possivelmente, estragou tudo. Que tal começar pelo que foi de ruim?

Primeiro, a simplicidade com que tudo se resolveu. Mal precisaram sequer disparar as armas para sobreviverem. E onde está aquele clímax explosivo e desesperador que foi tão prometido? Isso nem sequer casa com o clima que as outras temporadas davam. Justo no series finale realmente tinha que ocupar um pedaço bom do episódio com um campo minado de ovos de espheni?

Outro problema terrível foi como os arcos que vimos ao longo da temporada foram de completa irrelevância. Primeiro, o triângulo Ben x Maggie x Hal que, apesar de chato, nem sequer quiseram colocar uma resolução condizente. Hal pede ela em casamento no meio da explosão e… é só isso? Tá tudo certo? Depois vem Pope que veio, escandalizou e… morreu na praia. Literalmente. Mais ainda, o inseto bizarro com olho humano que vimos no início. O que era aquilo? Como os espheni conseguiram fazer cópias de humanos e, pior ainda, transferir memórias de um morto pra dentro da cópia? Isso só pra enumerar algumas das falhas gravíssimas que a temporada cometeu. A sensação é que foi uma colcha de retalhos de pequenas histórias que queriam explorar nas outras temporadas e agora usaram só pra ter 10 episódios.

O embate final entre Tom e a rainha espheni, com certeza, foi o ponto alto do anti-clímax (com o perdão do trocadilho). Como um vilão muito mal escrito é claro que ela foi lá explicar para alguém que está prestes a morrer as razões dela. Excelente decisão para a rainha de uma dita civilização super avançada. E tem mais. Dorniya cansou de falar que a vitória não seria sem sacrifício e Anne morre. Mas não morre. É sério isso?

FallingSkies_5x10 [F]

Agora, o grande (e talvez único) acerto do fim chega um pouco perto de fazer o fim ser digno da série. Mas só um pouco. Falling Skies sempre se pautou na história para desenvolver seus arcos. Tom foi professor e o conhecimento dele nesse assunto foi de parte essencial para que a 2nd Mass chegasse ali. E a rainha espheni apenas perdeu a guerra exatamente por ignorar sua herança histórica. Pelo o que ela disse, sua filha foi mandada para dominar a terra por volta de 500 D.C. e subestimou a força humana. Aí vem a rainha e faz a mesma coisa. É algo que nós mesmos fazemos direto: cometer os mesmos erros. Exatamente o que Tom disse ao fim do episódio. Nisso, a série conseguiu ser digna da exata proposta que trouxe.

Infelizmente, a temporada final de Falling Skies não foi boa. É triste dizer isso. Para completar, esse series finale não conseguiu ir além de apenas fazer justiça ao fator histórico que a série sempre propôs. Além disso, nada a mais. Porém fica a satisfação de tudo ter alcançado um fim. A série já veio demonstrando sinais de desgaste no primeiro minuto da quarta temporada, depois de uma criativa e boa terceira temporada. A série acabou se tornando um excelente exemplo de história que se estende até não existir mais assunto. Aí fica a dúvida se era preferível não ter um fim ao invés de um fim tão sem graça.

Chegamos ao fim da guerra contra os espheni e o fim dessa jornada. Muito obrigado à todos que acompanharam as críticas da série e até a próxima!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER