Fargo: uma farsa shakespeariana moderna

Esta é uma história verdadeira. Os eventos descritos ocorreram em Minnesota, em 2006. A pedido dos sobreviventes, os nomes foram alterados. Por respeito aos mortos, o resto foi contado exatamente como aconteceu.” — Coen Brothers

As mentiras e as licenças televisivas de Fargo começam logo na epígrafe acima, que é apresentada no início de cada episódio. A frase acima é exatamente a mesma que ilustra o filme dos irmãos Coen de 1996, que afirmam usá-la como ferramenta para aproximar o público da trama pois, para eles, se o público acredita que são fatos reais, fica mais fácil de aceitar o que vai acontecer. E os próprios produtores da série mantiveram a frase para criar o mesmo clima do filme.

E o FX acertou em cheio na adaptação. A série é inspirada no filme, mas não é fiel a ele, tanto que os personagens podem lembrar os do filme mas não são os mesmos. Assim, se acha que é perda de tempo ver a série se já viu o filme, é exatamente o contrário. Fãs do filme encontraram elementos em comum em uma história diferente.

Fargo Lorne e Lester

Na cidade esquecida de Bemidji, no gélido estado do Minessota, começam a se desenrolar acontecimentos nunca vistos, como assassinatos em série. Em uma sequência de desastres dignos das mais aclamadas comédias de erros, Lester Nygaard se transforma ao longo dos episódios de um tímido e desastrado vendedor de seguros a alvo de investigação criminal.

A policial Molly Solverson, brilhantemente interpretada por Allison Tolman, não se dá por vencida e começa a ligar os casos de assassinato na cidade a outros em Duluth, e, com ajuda de Gus, faz de tudo para convencer os chefes que Lorne Malvo, o vilão da série, está por trás dos acontecimentos. Depois que ele passa por Bemidji, a paz da cidade e a vida dos personagens com o qual ele encontra viram do avesso.

Tudo isso permeado do mais puro humor negro, o tom que garante o sucesso da série. A história épica de Lester, Lorne, Molly e Gus lembra em muito a primeira obra de Shakspeare, A Comédia dos Erros. Desastrado ou oportunista? Como será que julgaremos Lester pela sua saga durante a trama? O bom de Fargo é ser uma série os estilo AHS: toda a história tem um principio, meio e fim durante os dez episódios da temporada. Assim, chegamos ao final da série com a certeza de que todas as questões foram resolvidas e que os personagens estarão no felizes para sempre (ou não) quando a trama acabar.

Fargo Molly

Vale a pena ressaltar os atores da série. Martin Freeman, que está na TV com o Watson de Sherlock, garante tanto a comédia farsesca quanto o drama shakespeariano que seu personagem precisa. Uma atuação digna dos melhores prêmios, tanto que a série é a segunda mais indicada ao Emmy 2014, com 18 indicações, que inclui uma indicação para melhor elenco e para os atores Martin Freeman, Billy Bob Thornton (Lorne), Colin Hanks (Gus) e Alisson Tolman, todos com grandes chances de vitória.

É possível que a série tenha uma segunda temporada, mas ainda não é certo. Se tiver, será outra grande história com outros personagens. A fórmula, que já é o sucesso de American Horror Story, foi repetida pela HBO em True Detective e pode ser uma tendência nas séries para os próximos anos, visto que as grandes séries de longa duração perdem muito público ao longo dos anos e se tornam um verdadeiro estorvo para os canais, que ficam na corda bamba na hora de encerrar estas produções.

Vale a pena conferir antes que a fall season chegue!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER