Mesmo sem (quase) nenhum incentivo ou estímulo o brasileiro integra o recente fenômeno da Social TV com maestria. Deixamos de comentar a programação apenas com quem estava do nosso lado e passamos a dividi-las com o mundo. A adoção da segunda tela fez da experiência de ver TV algo ainda mais dinâmico e social. Capítulos de novela, eventos jornalísticos, qualquer que seja o gênero lá estão os espectadores brazucas para darem o seu pitaco.
Na final do Big Brother Brasil 13 — considerado para muitos o Super Bowl Brasileiro — não foi diferente, depois de liderar várias vezes os Trending Topics durante dos três meses de programa, o tão esperado desfecho gerou 310,316 mil menções no Twitter e no Facebook. Segundo o Tribatics, entre as 23h e a 0h foram 150 mil de buzz sobre a vitória de Fernanda Keulla.
Além de mobilizar o público a assistir a programação na hora marcada, a Social TV apresenta uma nova métrica da publicidade, aquela que reflete fielmente as impressões (muitas vezes imediatas) do consumidor em relação ao produto anunciado. Afinal, ele assiste a propaganda e comenta instantaneamente sem qualquer tipo de intermediário. Na final do BBB as marcas mais populares nas redes sociais foram Chocolates Cacau Brasil, Garnier e Guaraná Antarctica.
Lançada pelos próprios espectadores do reality show a hashtag #FernandaCampea foi usada 15.675 vezes no Twitter. Já a clássica #BBB13 gerou um buzz de 59.929. O programa superou em uma noite o número de menções o que o programa Pânico não atinge durante um mês inteiro.

O buzz da Social TV na final do Big Brother Brasil 13 atingiu seu pico no instante que em Pedro Bial anunciou a vencedora da edição, às 23h42 Fernanda conseguiu em um minuto gerar 5,389 menções no Twitter. Depois o buzz só amentou, alcançado seu máximo às 23h45 — com a ganhadora discursando — gerando 7,327 comentários. Ou seja, dos quatro minutos — que corresponderam desde o veredito de Bial até a saída de Nanda da casa — renderam a Rede Globo 26,464 de menções nas redes sociais.
Depois de massacrar seus concorrentes e atingir números consideráveis — nos parâmetros nacionais — até quando a Globo irá ver a Social TV com um mero reflexo da social media? Quantas pesquisas terão que ser presentadas para provar que os comentários no Twitter aumentam sim a audiência de um programa? Mais uma vez o Brasil ficará para trás na hora de se atualizar ao novo ecossistema de conectividade que vivemos? Como disse a nova campeã do BBB: “Cê tá brincando comigo, né Bial!?”.
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