#FernandaCampea

Mesmo sem (quase) nenhum incentivo ou estímulo o brasileiro integra o recente fenômeno da Social TV com maestria. Deixamos de comentar a programação apenas com quem estava do nosso lado e passamos a dividi-las com o mundo. A adoção da segunda tela fez da experiência de ver TV algo ainda mais dinâmico e social. Capítulos de novela, eventos jornalísticos, qualquer que seja o gênero lá estão os espectadores brazucas para darem o seu pitaco.

Na final do Big Brother Brasil 13 — considerado para muitos o Super Bowl Brasileiro — não foi diferente, depois de liderar várias vezes os Trending Topics durante dos três meses de programa, o tão esperado desfecho gerou 310,316 mil menções no Twitter e no Facebook. Segundo o Tribatics, entre as 23h e a 0h foram 150 mil de buzz sobre a vitória de Fernanda Keulla.

Além de mobilizar o público a assistir a programação na hora marcada, a Social TV apresenta uma nova métrica da publicidade, aquela que reflete fielmente as impressões (muitas vezes imediatas) do consumidor em relação ao produto anunciado. Afinal, ele assiste a propaganda e comenta instantaneamente sem qualquer tipo de intermediário. Na final do BBB as marcas mais populares nas redes sociais foram Chocolates Cacau Brasil, Garnier e Guaraná Antarctica.

Lançada pelos próprios espectadores do reality show a hashtag #FernandaCampea foi usada 15.675 vezes no Twitter. Já a clássica #BBB13 gerou um buzz de 59.929. O programa superou em uma noite o número de menções o que o programa Pânico não atinge durante um mês inteiro.

Apesar de não ter sido um sucesso de audiência, boa parte da popularidade da décima terceira edição do BBB se deve as redes sociais.

O buzz da Social TV na final do Big Brother Brasil 13 atingiu seu pico no instante que em Pedro Bial anunciou a vencedora da edição, às 23h42 Fernanda conseguiu em um minuto gerar 5,389 menções no Twitter. Depois o buzz só amentou, alcançado seu máximo às 23h45 — com a ganhadora discursando — gerando 7,327 comentários. Ou seja, dos quatro minutos — que corresponderam desde o veredito de Bial até a saída de Nanda da casa — renderam a Rede Globo 26,464 de menções nas redes sociais.

Depois de massacrar seus concorrentes e atingir números consideráveis — nos parâmetros nacionais — até quando a Globo irá ver a Social TV com um mero reflexo da social media? Quantas pesquisas terão que ser presentadas para provar que os comentários no Twitter aumentam sim a audiência de um programa? Mais uma vez o Brasil ficará para trás na hora de se atualizar ao novo ecossistema de conectividade que vivemos? Como disse a nova campeã do BBB: “Cê tá brincando comigo, né Bial!?”.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER