Fringe 4×09 — Enemy Of My Enemy

“A última vez que o vi você veio para salvar a vida de um menino. Agora vim para fazer o mesmo.”— Elizabeth Bishop

E o vilão da SÉRIE retornou e trouxe com ele um dos melhores episódios dessa temporada. David Jones está novamente sendo procurado pela Divisão Fringe e, como já era de seu feitio, vem com uma entrada (e saída) triunfal. Não adianta o capturar, ele sempre tem uma carta na manga que o faz conseguir sair ileso de lá rapidinho. Mesmo os roteiristas terem usado a mesma tática para fazerem ele escapar sem ser visto, a cena da perseguição foi (novamente) muito boa. E com direito a “momento traição” do Broyles do lado de lá.

Sobre isso, arrisco dizer que, pra mim, o Broyles já era e quem está no lugar dele é um metamorfo. Se bem que os novos metamorfos são humanos transformados, então pode ser que isso aconteceu com ele. É só um pensamento meu, mas pelo que vimos nesse episódio é o que parece. E a Nina? Ela parecia normal no episódio em que apareceu como “mãe” da Olivia, e agora vemos que, pasmem, David Jones trabalha pra ela. O que isso quer dizer e onde isso vai dar, não sabemos, mas que com certeza vem coisa boa por aí, isso eu posso afirmar. O que vocês acham sobre esses dois?

O mais genial em Fringe é ver as coisas se encaixando bem na sua frente de uma maneira sensacional. Perceber como David Jones estava por trás de toda essa quarta temporada foi muito gratificante e, a partir de agora, poderemos ver o que era pra acontecer lá na primeira temporada se o Peter não tivesse fechado o portal com o David no meio. Tenho certeza que será mais gratificante e genial do que o que já vimos até aqui.

Por fim, devo comentar sobre o nosso querido Walter. Ele que finalmente decidiu ajudar Peter a voltar para casa, já que ele não conseguiu nada com Walternativo. É legal perceber a diferença entre os Walters. O próprio Walternativo afirmando que somente o ingênuo Walter é capaz de ajudar Peter a voltar pro nosso universo azul foi uma das cenas que mais gostei, não sei porque. Acho que esses pequenos momentos que mostram abertamente a diferença entre cada pessoa, mostrando as diferenças entre cada uma delas, seja de qual universo ela vier, é gostosa de se ver e classifica ainda mais o personagem como algo real. Parabéns a Fringe por isso.

OBSERVADOR: Durante a perseguição de David Jones podemos o ver no meio da multidão, mais precisamente atrás de Lee (clique na imagem para ampliar).
O interessante aqui, como eu já imaginava antes de ver o episódio, é que não é nosso querido September que aparece, mas sim um outro observador. Fico pensando o que aconteceu com ele e como eles fazem pra organizar quem vai pra onde e quando. É algo a ser pensado e um pouco debatido também. No mais, quero nosso observador favorito de volta.

GLYPH CODE:DEATH”, ou “morte”, em português, foi a palavra dada essa semana. Muita coisa pode se pensar sobre isso e talvez nenhuma (ou todas) estaria correta. Pode estar fazendo referência sobre a morte da “filha” que David sacrificou. Ou à quase morte de Olivia no final do episódio. Ou então a futuros acontecimentos. E mais uma infinidade de coisas. O que você, leitor, acha que isso significa? Comente.

PS 1: Foi muito bom poder ver os dois universos trabalhando juntos contra um inimigo em comum. Aquela cena em que estão as duas Divisões Fringe sentadas na mesma mesa conversando é, de longe, a cena que mais gostei no episódio.

PS 2: Quero deixar aqui registrada minha satisfação ao ver as atuações de TODOS os atores em Fringe. Ninguém ali deixa a desejar em nada, e não é fácil achar uma série com todos seus personagens sendo interpretados tão bem como vemos aqui.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER