Fringe 4×14 — The End of All Things

Sério, que episódio foi esse de Fringe? Tudo acontece de uma maneira tão genial e dentro de um planejamento estrondoso que deixa muitos filmes blockbuster no chinelo. E falando sobre os acontecimentos, tem respostas aí, minha gente! Mas dessa vez farei um pouco diferente. Comentarei o episódio tópico por tópico, ok? Vamos lá.

OLIVIA E OS UNIVERSOS: Afinal, esse universo que estamos acompanhando, é o nosso querido azul alterado ou será mesmo um terceiro universo? Porque, bem, cada episódio meio que quistenta indicar uma coisa. Não que eu esteja reclamando, porque isso está sendo tão magníficamente contado que dá até um frio na barriga de qual teoria abraçar como certa. Mas, pegamos Olivia como exemplo. Num episódio os roteiristas meio que jogam na nossa cara que aquela é a Olivia que conhecemos desde o começo da série. Já no próximo, tudo diz o contrário, inclusive os personagens. Isso, óbviamente, é a melhor jogada possível que eles poderiam pensar em fazer. Além de atrair mais a atenção dos fãs, abre porta pra diálogos e teorias. E, bem, nenhuma série sobrevive sem as teorias dos fãs. Essa é a gasolina pra movimentar qualquer série. É isso que nós, telespectadores, queremos: algo criativo para debatermos.

HENRY: Lembram lá na terceira temporada quando a Olivia do lado de lá deu a luz à um menininho? Então, de acordo com Setembro essa criança nunca deveria existir. Por quê não, ele não quis contar. Mas isso me deixou com uma dúvida: Peter obviamente nunca usaria a Máquina do Apocalipse para destruir algum universo. Por ser filho de Peter, Henry teria alguma influência na máquina? Será por isso que Setembro disse que ele não deve voltar? Porque ele está destinado a destruir um (ou dois) universos? Acredito que sim.

JONES E NINA: Ainda não dá pra saber o que ele está tramando, mas foi muito gratificante ver novamente aquela caixinha de luz da primeira temporada. Jones é certamente o vilão da série e nada nem ninguém vai tomar esse posto. O cara tem sempre uma carta (certeira, diga-se de passagem) na manga e está sempre um passo à frente de todo mundo. Ele quer Olivia? Ele tem Olivia. Ele quer Peter? Ele tem Peter. Ele quer incriminar a Nina boazinha? Ele a incrimina. Não há o que ele não consiga. Tanto é que, dessa vez, ele conseguiu até atravessar inteiro para o outro lado.

OBSERVADORES: E, por fim, vamos falar deles. Sim, finalmente algo sobre os Observadores foi explicado… e de uma maneira super interessante, criativa e auto-explicativa. Tem como alguém dar um prêmio pra esses rotoiristas de Fringe? Porque, poxa, os caras merecem. Enfim, ficamos sabendo quem são os Observadores e sim, eles são humanos, mas do futuro, que descobriram um jeito de viajar no tempo e espaço de um jeito não-linear (alô, Doctor Who?) para observar como a humanidade evoluiu. Alguém mais consegue enxergar as possibilidades de Walter ser o “engenheiro” deles? Seria super interessante se nosso querido e atrapalhado Walter fosse o pioneiro (no nosso ponto de vista) em criar alguma técnologia que, no futuro, seria o principal fator dos Observadores se tornarem o que são.

GLYPH-CODE: A palavra dada essa semana é “UNITE”, que traduzindo pode significar UNIR-SE, acredito que seja pelo fato de Olivia apenas ter conseguido usar seus “poderes” quando se uniu com Peter.

Agora Fringe entra em hiato e o próximo episódio só sairá dia 23 de março. Afinal, é um bom tempo para criarmos novas teorias ou muito tempo para termos novas perguntas?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER