Fringe 4×22 — Brave New World — Parte 2 [Season Finale]

E aqui estamos nós, no tão esperado season finale de Fringe. E não é que, de certo modo, foi tudo praticamente resolvido? Eu amei a resolução da criação do terceiro universo. A Olivia ser a chave de tudo era algo que nós já esperávamos, mas mesmo assim ver isso em cena, principalmente de uma maneira satisfatória como foi, é algo único. Abaixo, comento as principais partes do episódio. Vamos lá.

Astrid: E para a alegria da nação mundial, Astrid não morreu. Todos comemora! Ela passou por uma cirurgia e sobreviveu, dizendo assim à Peter e Olivia onde ela e Walter estavam, dando a eles um caminho à seguir. E mais uma vez o dia foi salvo graças… a Astrid.

A Destruição dos Universos: Quando esse tema foi tocado pela primeira vez na temporada, o maior vilão da série até então, e consequentemente mentor dessa idéia e ações, era o David Jones. No episódio passado descobrimos que Jones trabalhava para Willian Bell, onde este era o responsável por tudo. E não é que agora tudo mudou novamente, quando ficamos sabendo que o verdadeiro criador dessa idéia louca e genial ao mesmo tempo era na verdade de… bem, “louco e genial”… isso te lembra alguém? É, ele mesmo, Walter. Ao ter essa idéia, e ao perceber ter a capacidade de colocá-la em prática, o próprio cientista ficou com medo de si próprio e pediu para seu amigo rancar um pedaço de seu cérebro. Um mistério a menos. Pena esse amigo não ter abandonado essa idéia também e ser tão inteligente ao ponto de também conseguir colocá-la em prática.

September Fica Preso: Como ele mesmo disse no episódio, ninguém sabe como Bell conseguiu aquele dialeto (que parece com o que os Observadores usam), mas ele conseguiu e prendeu nosso querido September, que andava sumido da série. E também quero saber como Bell conseguiu criar aquela arma capaz de machucar um Observador. Qual a razão dele ter criado isso? Será que Bell foi o pioneiro nessa tecnologia usada por eles? Técnicamente, é possível. E ainda nessa cena foi esclarecida como o September foi baleado, quando o vimos lá naquela cena onde ele conta que…

Olivia Deve Morrer: E sim. Ele estava certo. Olivia devia morrer. Ela era a causa da destruição dos universos. E da mesma maneira que a Divisão Fringe sacrificou o portal entre os universos para salvar os mesmos, Walter sacrificou Olivia pelo mesmo motivo. Aquele tiro me fez ficar de boca aberta, sem ar, minha vista escureceu e eu tive que voltar a cena novamente para entender o que tinha acontecido. E como foi triste ver Peter sofrendo daquela maneira… chorando e tudo mais. Confesso que dei um leve sorriso quando Walter deu aquele tapa na cara de Peter, mas a cena era tão dramática e eu estava tão tenso com tudo o que estava acontecendo que foi um sorriso muito rápido. Mas Walter é gênio demais e ele sempre tem uma saída para tudo. Inclusive para a morte de Olivia. Lembram no episódio passado, quando ele fez o bolo se reestruturar? Então, aqui foi usado o mesmo processo. Brilhante, não?

E o final…: E eis que estava Walter todo alegre fazendo um lanchinho quando aparece novamente nosso querido September com uma mensagem: “Eles estão vindo”. COMO ASSIM? Quem são eles? Estão vindo da onde? Estão vindo pra quê? Como? Bem, tudo leva a crer que é a revolução dos Observadores que está prestes a começar. Será que a última temporada será a “temporada dos Observadores”? Eu não ficaria nem um pouco triste com isso. Sinto uma temporada épica vindo aí… e com certeza nos veremos lá!

GLYPH-CODE — E a última palara da temporada foi PURGE, que pode ser traduzida para “expurgo”. Nem preciso criar teorias sobre isso, todos sabemos do que se trata… e isso só aumenta minhas expectativas e vontades pela próxima temporada.

PS 1 — Willian Bell fugindo novamente. Será que ele foi para o lado de lá? Se sim, seria uma ótima notícia para talvez podermos ver as versões alternativas novamente.

PS 2 — O que foi aquela cena da Jessica reanimada? Juro que arrepiava cada vez que os olhos se desencontravam ou piscavam desordenadamente. Aliás, devo dizer que os efeitos visuais nessa cena foram SENSACIONAIS!

PS 3 — Não só os visuais, mas os efeitos especiais também. É difícil vermos em séries algo de tão boa qualidade como vimos em Fringe. Parabéns à Fox por isso.

PS 4 — E, como já sabíamos que aconteceria, Olivia está grávida. Linda a cena dos dois quando ela conta pra Peter. Fringe também é amor, se vocês não se lembram…

PS 5 — Fiquei sabendo que no lado de lá a série é sucesso de audiência e não acabará na quinta temporada =P

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER