Fringe 5×07 — Five-Twenty-Ten

Infelizmente Fringe está terminando e não há nada que possamos fazer para mudar isso. A série caminha, à passos acertados, para um final onde absolutamente NADA ficará em aberto ou sem explicação. E isso, meus caros, devo dizer que mostra um acerto onde MUITAS séries pecam. Mostra que a série desde o começo sempre foi inteiramente, e magistralmente, pensada e planejada. É difícil ver coisas desse tipo hoje em dia.

Eu disse na review passada que não me lembrava de nenhuma outra ponta solta além do mini-observador que a série ainda mantinha. E eis que nesse episódio os roteiristas de Fringe me jogaram na cara mais uma, que eu nem lembrava: aquele dispositivo que “brota” do chão, do nada, vindo novamente lá da primeira temporada. Parece que eles estão querendo causar uma sensação de nostalgia na gente. Eu não sei em vocês, mas em mim está funcionando muito bem.

Digo isso, principalmente, por causa das auto-referências constantes nessa temporada, e nesse episódio tivemos mais uma. Uma um pouco mais especial, se formos analisar. Uma referência àquele caso onde tudo começou. O caso que nos apresentou Olivia, Walter, Peter e todos os outros personagens. Tivemos, aqui, a volta daquele composto químico que desintegrou os passageiros do avião lá no episódio Piloto. Tudo bem que aqui o alvo foram os Observadores, mas que foi lindo vermos novamente aquela cena inesquecível onde a pessoa vira e seu queixo está sendo arrancado de seu rosto pelo próprio peso, ah foi.

Mas… porque o alvo foram os Observadores? Como assim?

Pois é. Peter virou um Observador e tudo o que se passa em sua mente é seu desejo de vingar a morte de Etta. Resumindo: os Observadores terão problemas. Sérios problemas. É nessa trama que a série elevou seus acontecimentos à altura que a temporada merece. Eu disse à alguns episódios atrás que faltava uma posição mais ofensia da Divisão Fringe. Peter se tornar um Observador foi o ponto de partida para isso e absolutamente tudo o que veio depois daquilo é essencial para o desfecho da série como deve ser e, principalmente, em grande estilo. Quem não ficou com medo de Peter ao vê-lo dar aquela entortadinha de cabeça digna de um Observador? E quem não sentiu dó ou tristeza ao ver a reação de Olivia ao descobrir sobre Peter? Quero ver como ela lidará com isso. Creio que será um choque para ela.

E depois de muito esperar, minha querida Nina apareceu e eu fiquei muito satisfeita com isso e com ela. Ela trabalha no departamente de ciências dos Observadores e foi de grande ajuda para a Divisão Fringe. Espero poder vê-la novamente, suas conversas com Walter sempre são lindas de se ver, principalmente agora que eles meio que tem algo em comum. Veremos.

GLYPH-CODE: A palavra mostrada foi TRUST, que podemos traduzir para “confiança”. Acredito muito que a palavra remete em como Olivia lidará com a situação de Peter. Porém, acho que no caso será totalmente o contrário: a falta de confiança. Outras teorias nos comentários, por favor.

PS1: Enfim a a resolução do mistério sobre a mão de Bell foi revelada. Não esperava nada de muito importante sobre isso, mas fiquei satisfeito como aconteceu. Só espero que o próprio Bell volte em algum momento.

PS2: Joshua Jackson merece minhas palmas pela atuação no episódio. Totalmente diferente de tudo o que o personagem já mostrou até aqui.

PS3: Peter careca! Eu sabia!

PS4: No final da terceira temporada saiu aquela imagem que fez nossa cabeça explodir: PETER VESTIDO COMO UM OBSERVADOR. Aí veio a quarta temporada e vimos que não era nada daquilo e que era apenas uma brincadeira. Aí agora voltamos àquilo novamente e vemos que não era mentira. Será que naquela época já estava tudo planejado e eles realmente nos deram uma dica do que viria a seguir? Malditos roteiristas, mal posso ver seus movimentos.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER