Fringe 5×10 — Anomoly XB-6783746

Sacrifício. Essa palavra descreve bem o que aconteceu aqui nesse episódio. Sacrifício é uma palavra meio que difícil de se enfrentar, pois, geralmente em séries, ela pode ser considerada como um sinônimo de morte… e isso nunca é bom, e sempre é triste.

O sacrifício que Fringe nos proporcionou nessa reta final da série vem de ninguém menos que Nina Sharp. Nina, durante toda a série, foi sendo retratada como uma personagem ambigua, sem nunca mostrar nitidamente suas motivações ou seus pensamentos e planos. Tudo era meio obscuro ao se falar dela. O que realmente sabemos sobre sua vida? Que me lembro, apenas que sua vida foi salva por Bell, ela era apaixonada por ele e… só.

Nunca soubemos o quanto ela sabia sobre tudo o que acontecia na série, e nem se ela estava envolvida. Mas, se pensar bem, nada disso precisa ser explicado depois desse episódio. O seu sacrifício respondeu toda e qualquer dúvida que tínhamos sobre sua lealdade e isso era a melhor coisa que os roteiristas poderiam nos dar sobre a personagem.

Agora, mudando de personagem, quero falar sobre o mini-Observador, que dá nome ao episódio. Mas antes de falar realmente DELE, gostaria muito de falar aqui o quanto os roteiristas de Fringe se empenham em deixar a história completamente amarradinha de um jeito como se TODA A SÉRIE já houvesse sido planejado lá na primeira temporada.

O caso do mini-Observador teve uma precisão tão perfeita no enredo da série e sua explicação que parece que esse episódio já havia sido escrito quando o 1×15 foi ao ar, lá em 2009. É lindo ver isso, sério… mostra o quanto eles se importam realmente com a série e principalmente seus fãs.

fringe5x10

A explicação para esse mistério da série (que eu achava, à poucos episódios, que não seria resolvido), que é bem simples e direta, se encaixa perfeitamente às duas tramas (da temporada e a do próprio menino) que faz tudo parecer maior, tudo parecer interligado. Então quer dizer que Michael é uma anomalia na criação dos Observadores (sim, eles são criados “artificialmente”), porém, um Observador com aparentes traços de sentimento humanos o salva da morte (as anomalias são destruídas) e o esconde no passado, pois sabe que um dia o garoto será importante.

Chega o ano de 2009, Olivia o encontra e ele ajuda ela em um caso. Ele vai embora. Setembro, ou Donald, aparece e o esconde no Universo de Bolso para que a Divisão Fringe o ache para ser possível a execução do plano da vitória contra os Observadores. É um círculo vicioso, se for reparar. E é lindo.

E, nisso tudo, a coisa que mais me chamou a atenção foi a famosa frase “o garoto é importante”. Durante toda a série TODOS nós pensávamos que essa frase dita pelo Setembro era sobre Peter, mas estávamos errados. Na verdade, o garoto ao qual Setembro se refere é Michael, ELE é importante, e aparentemente somente Walter, Olivia e Peter era capaz de o manter a salvo quando ele fosse encontrado… e encontrá-lo quando fosse necessário. Isso, pra mim, apesar de parecer meio bobo, foi a melhor coisa do episódio na minha opinião, em um episódio com um monte de coisas boas.

GLYPH-CODE — Foi dada a palavra SENSE, que pode ser traduzido para “compreensão”. Não consigo pensar em nada além de algo ligado ao menino. Aquele toque dele parece fazer alguma coisa na mente das pessoas (Nina, por exemplo, só se sacrificou depois do toque)… será que Walter compreendeu que, TALVEZ, para o plano dar certo ele tem que se sacrificar também? É uma teoria da qual acredito…

Algumas observações finais: Setembro cabeludo e sorrindo, a ironia dos Observadores nos chamarem de animais, a sensação de finalmente entender o porquê daquelas “viradinhas” de cabeça dos Observadores é ótima. Ainda assim, apesar de todas as “melhorias”, os Observadores parecem mais um downgrade do que um update na raça humana.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Analisamos o feed de Instagram da dona do pop.

A poc de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!