Fringe 5x12x13 — Liberty/An Enemy of Fate [Series Finale]

Eu teria feito tudo de novo”. Walter Bishop

Fringe chegou ao fim. É triste dizer e ouvir isso, mas no fim das contas, é uma grande vitória para a série, para a emissora e, principalmente, para os fãs. Terminou onde deveria e deixou aquele gostinho de quero mais. Não haveria como ser melhor.

Fringe 5x12x13 2

O grupo tinha em mente o plano mais ambicioso de toda a série: resetar o tempo a partir de 2015, ano em que o presente foi invadido pelos Observadores. Uma missão digna de Olivia, Peter, Astrid e Walter. Era tudo ou nada.

Dois episódios atrás, a esperança de ter a ajuda de um ser mais poderoso, Setembro, desapareceu. Agora é apenas um ser humano. Ainda assim, é dele que vem a ideia de levar o pequeno Michael ao futuro. A surpresa é o sacrifício final ao qual Walter é submetido.

Por diversas vezes, Setembro salvou Peter, Olivia e ajudou Walter. Ele viu através da relação deles o que era o amor, algo até então desconhecido para ele. Graças a ele, a existência de Peter não foi apagada. Assim fica claro que Setembro tem sim emoções, e Michael também.

Fringe 5x12x13 7

Quando Michael foi capturado pelos Observadores, o plano foi colocado em risco. Assim Olivia tem a ideia de atravessar ao universo paralelo e resgatar Michael. E é aí que a emoção e adrenalina começam afinal, o lado B não poderia faltar nesse incrível final.

Rever Bolivia e Lincoln foi o que faltava para a despedida. É exatamente como Anna Torv disse em uma entrevista “…é como se tudo ainda fosse normal”. Deixando de lado o fato de não terem envelhecido a Olivia de lá, a participação dela foi excelente. E serviu também para aumentar a certeza de que amamos essa personagem.

Pare de olhar para minha bunda!” — Olivia B

Esse series finale foi moldado por acertos, por plots inesperados e por muita emoção. Quem poderia imaginar que Michael faria Windmark provar de seu próprio veneno ao torturá-lo? E o retorno de Gene, a vaca, ambatizada? Prevejo indicação de ‘Melhor Retorno’ tanto para Michael quanto para Gene na próxima edição do Lisa Rinna Awards. E o meu voto já é deles.

Fringe 5x12x13

Não posso deixar de lado também a conversa definitiva entre Walter e Peter. Aquele vazio presente na relação de pai e filho desde o piloto da série, finalmente é preenchido com esta conversa. Foi realmente difícil não deixar as lágrimas caírem ao assistir aquela cena. Ficou evidente que o choro de Peter (finalmente ele chorou em uma conversa com Walter).

Você é a minha coisa favorita, Peter. — Walter Bishop

Fringe 5x12x13 3

Passadas as lágrimas, é hora de voltar ao plano. É óbvio que levar Michael ao futuro e convencer os responsáveis pela criação dos Observadores de que não é necessário exterminar as emoções humanas não eram os únicos planos de Olivia e Peter.

Eles pretendiam atacar Windmark e vingar Etta. Foi extremamente empolgante e inexplicável aquele momento em que Peter o Olivia recriam os fringe events que mais marcaram a série. Mais uma forma de mostrar que Fringe ainda é Fringe.

Com o plano já em ação, Olivia e os outros recebem a ajuda de ninguém menos que Philip Broyles. Contudo, no ápice, Windmark contra-ataca e temos seu confronto com Olivia.

Fringe 5x12x13 4

Sem opções, e sem tempo a perder, Olivia mais uma vez mostra que mesmo após 21 anos presa no âmbar ela ainda é Olivia Dunham, aquela mulher que passou por testes de cortexiphan quando ainda era apenas uma criança, que atravessou um universo desconhecido para recuperar o homem que ama, que por conta de seu trabalho colocou a vida de estranhos acima da sua própria, e que estava tomada por um sentimento da maior perda que uma pessoa pode ter.

E mais uma vez, a grande protagonista da série mostra sua força, e faz algo que não fazia há muito tempo. Absorver energia e mover objetos com o pensamento, derrotando de uma vez por todas, o vilão da temporada. Teria personagem melhor para essa missão?

Há também a questão do sinal de silêncio que Michael fez a Olivia quando ela perguntou a ele se ele saberia como tudo aquilo acabaria e o que deveria ser feito. Quando Olivia mata Windmark, Michael repete o sinal. Na minha interpretação, ele quis dizer que não deveria falar para que ela não ficasse confiante demais e esperando algo que não iria fazer se soubesse. Ou pode ser também que ela apenas tenha que fazer silêncio e se concentrar para reunir seus poderes.

Com Windmark morto e o portal que levaria Michael ao futuro aberto, não há mais tempo a perder. Porém, o contratempo inesperado acontece e Setembro, ou Donald, morre ao levar um tiro, portanto não poderia levar Michael. E essa missão fica por conta de Walter, assim, voltando ao plano original.

É frustrante, é triste, mas é aceitável. Walter fez seu sacrifício final. Diante de tudo o que foi feito pelo personagem, desde os testes com cortexiphans com crianças, ao roubo do filho de outra pessoa, e diante do sacrifício de Nina Sharp, por que ele não poderia fazer aquilo? Não havia outra opção, e ele estava disposto a fazer, talvez por ver naquilo a sua redenção. Ironicamente, aquela seria a sua tulipa branca.

Fringe 5x12x13 6

Com o plano executado, a história passa a ser totalmente reescrita a partir de 2015, quando o presente foi invadido pelos Observadores, já que esses não existem mais. Assim, Setembro nunca apareceu quando Walternativo criava a cura de Peter, portanto Peter foi salvo lá mesmo, no lado B. E a certeza de Walter roubou Peter (mesmo ele estando curado), surge, quando na conversa entre os dois, Walter diz que teria feito tudo de novo. Infelizmente, agora Walter já não está mais presente a partir de 2015, mas de certa forma, deixa sua explicação para Peter, através dos vídeos em que ele gravou em 2015 e que explica o porquê de ter feito aquilo.

É difícil achar sentido nisso, já que, se o mundo nunca foi invadido, porque Walter teria que criar um plano e então enviar uma tulipa branca para Peter? Numa série como Fringe, é difícil manter o sentido em tudo. Ainda mais numa série em que o começo se liga ao fim. Afinal, é de J. J. Abrams que estamos falando. O minuto final do episódio foi bem apertado e acabou num close final desnecessário em Peter. Deveria ter sido ou em Olivia, que é a verdadeiro protagonista da série, ou até mesmo na tulipa branca.

É difícil aceitar, mas infelizmente uma das melhores séries de ficção científica, e a única que deu certo no últimos anos, acabou. Felizmente tivemos um fim adequado, que não agradou a todos, mas ainda assim foi um fim. A Fox, Warner Bros, J. J. Abrams, e toda a produção da série fizeram sua parte, agora cabe à nós, fãs da série, eternizar essa maravilhosa história.

Fringe 5x12x13 5

PS: Houve um trocadilho no final do episódio 12, quando acaba num close na porta do apartamento em que Setembro e Dezembro se encontraram, e o número do apartamento é 513, fazendo uma referência ao episódio final que estaria por vir.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER