Fringe fez, mas Arquivo X fez antes

Já virou estigma! Eu sei que é ruim, mas é quase que impossível evitar comparações. Elas acontecem em tudo e com séries não seria diferente. Mas sem dúvida um dos grandes e recentes clássicos da comparação em séries de TV acontece entre Fringe e Arquivo X.

Li uma matéria no TV.com e a “inspiração” de Fringe fica ainda mnais óbvia. Não estou dizendo que Fringe copia Arquivo X, mas em alguns casos dá para desconfiar. Mas fica aquela coisa, né? Depois de oito anos fazendo ficação científica, Arquivo X já havia explorado de tudo. E que mal haveria se servisse de inspiração para uma série do cacife de Fringe? Por mim, nenhum. Aliás, que honra!

Fique então com uma lista de cinco coisas que aconteceram em Fringe, mas Arquivo X já tinha feito.

Ação Fictícia: Atravessar matéria sólida
Episódio: “Safe”
Transmissão: 2 de dezembro de 2008
Definição: Habilidade de atravessar objetos sólidos modificando a estrutura molecular (ou através de forças eletromagnéticas) ou sua estrutura atômica, ou qualquer outra possibilidade que os roteiristas inventem ou a Super Interessante publique. Em outras palavras: atravessar paredes!
Fringe fez: Um assaltante de bancos usa tecnologia para os assaltos. Tal tecnologia desestrutura as moléculas das paredes.
Realidade: Absolutamente nenhuma.
The X-Files fez: Na temporada seis, episódio “Trevor”, que foi um homem que possuia a habilidade de atravessar paredes e objetos sólidos alterando o equilíbrio eletromagnético deles. Podia ser usado também como arma ao atravessar pessoas! eeewwww…

Ação Fictícia: Combustão Humana Espontânea
Episódio: The Road Not Taken
Transmissão
: 5 de maio de 2009
Definição: Combustão humana espontânea é quando corpo humano pega fogo por resultado de um processo de aquecimento interno e próprio, isso pode partir da química do organismo ou de uma ação nuclear, de acordo com Robert T. Carroll, autor de The Skeptic’s Dictionary. Para o leigo seria a idéia de que o corpo humano pode pegar fogo sozinho, basta para isso uma forcinha que não é bem a que você deve estar pensando agora.
Fringe
fez
: Uma mulher dentro de um ônibus passando muito calor e acaba tão quente que esquenta a si mesmo e quem está ao seu redor. Literalmente.
Realidade: Por incrível que pareça já há mais de 200 casos do tipos, mas boa sorte se for procurar por alguém que tenha sofrido isso. É bem raro e especula-se que o cigarro seja uma das causas. “Você tem fogo, meu bem?”
The X-Files fez: Bom, eles praticamente fizeram mesmo. Na temporada dois, episódio “Soft Light”, um homem (interpretado pelo cara que hoje conhecemos como Monk, Tony Shalhoub) descobre que sua sombra podia incendiar pessoas.

Ação Fictícia: Progeria
Episódio: The Same Old Story
Transmissão: 16 de Setembro de 2008
Definição: Uma condição genética, formalmente conhecida como Síndrome de Hutchinson-Gilford Progeria, que causa o evenlhecimento super rápido de suas vítimas.
Fringe
fez
: Uma mulher transa, tem um bebê em uma hora e acaba tendo um bebê super estranho que morre depois de quatro horas.
Realidade: Acho que todos nós passamos por algum tipo de progeria depois que atingimos os trinta, e infelizmente isso não pode ser curado com a compra de carros ou com relacionamento com garotas e garotos de vinte anos. A doença é fatal e é legítima. Afeta cerca de 4 a 8 milhões de crianças no mundo interio, de acordo com a Fundação de Pesquisa Progeria.
The X-Files fez: Na temporada dois “Død Kalm” viu Scully e Mulder investigando uma nave na qual toda a equipe estava envelhencendo super rápido. Os dois agentes até acabaram sendo vítimas da “velhificação”, mas obviamente na série acabaram inventando a cura.

Ação Fictícias: Teriantropia
Episódio
: The Transformation
Air date
: 3 de fevereiro de 2009
Definição
: A metamorfose de um humano em um animal. Nos lobsomens é chamada de Licantropia, que acaba sendo a forma mais conhecida de se referir a esse tipo de “doença”.
Fringe
fez
: Ao se infectar com um vírus, um homem acaba conseguindo a habilidade de se transmutar em uma forma abominável. Isso acontece num avião e ele acaba matando todos que estavam a bordo. O avião cai, o cara morre e Walter Bishop acaba fazendo experiências no que teria sido seu intistino. Qual é a do J.J. com aviões?
Realidade
: Popular no folclore de diversos países, quem nunca ouviu falar em teriantropia? Bom, talvez não com esse nome. Talvez transfiguração… animagos… Enfim! Não existem, a não ser em Hogwarts. Mas até que me mostrem onde fica Hogwarts, tb não acredito nela. Apesar de ser louco para fazer pós graduação lá!
The X-Files
fez
: Na verdada a série fez isso tip um bilhão de vezes, de um jeito ou de outro. Lobsomens foi assunto no episódio “Shapes”, também teve um cara que se transformava em alguma coisa meio réptil no episódio “Alone”… E por aí vai.

Ação Fictícia: Parasites gigantes
Episódio
: “Bound”
Transmissão: 20 de janeiro de 2009
Definição: Uma espécie de lesma gigante que se alimenta de humanos, não se sangue humano (como as sanguesugas). Não precisaria nem da foto para provar o quanto é nojento.
Fringe fez: Um virus mutante pequeno que cresce e se torna a coisa mais escorregadia que você já viu.
Realidade: Existem várias por aí. Sério!
The X-Files fez: Na oitava temporada, episódio “Roadrunners”, no formato de um parasita que se abrigava na espinha das pessoas.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER