Game of Thrones 3×04 — And Now His Watch Is Ended

A melhor coisa sobre um episódio com uma cena final daquelas é o quão igualmente bom ele é nas outras cenas também. And Now His Watch Is Ended apontou uma das grandes facetas da série, mesmo que óbvia; um jogo só se faz com várias peças.

Neste episódio, começou para valer uma disputa por uma única peça que aparenta ser mais do que nunca valiosa para o cheque-mate, Sansa. É perceptível o quanto não é Robb que causa medo nos inimigos. Robb está lá longe, mal se sabe com quem e com quantos. Sansa, a doce e indefesa flor vermelha com dificuldade de desabrochar no concreto, é objeto de interesse de todos os lados. Quem vai conseguir fisgar a última Stark “por perto” é uma pergunta tão importante quanto quem vai ganhar a guerra. Ela mesma tem dificuldade em mudar. No fundo, é ainda a garota que desejava casar com um príncipe e ter de tudo, só mais machucada. Só que o produto do meio pode ser de valor surpreendente. E o meio em que ela está é de personagens e situações dos mais variados, perigosos e interessantes interesses.

Chega uma hora em que é necessário priorizar. Já estamos no quarto episódio e quando você pensa que a situação de Theon vai dar uma caminhada, ela volta à estaca zero. Pode me surpreender, como quase sempre acontece, mas por agora, a identidade do rapaz de Misfits não me interessa, assim como o que está acontecendo com Greyjoy. Não é questão de gostar ou não dele, mas questão de indiferença. Até hoje algumas pessoas vêm me perguntar quem é o Theon mesmo. Lembrando sempre que essas reviews são completamente à parte dos livros (que eu não li, respondendo a comentários do post da semana passada), Theon por enquanto não passa de um personagem para preencher tempo.

Game of Thrones 3x04

Pode soar repetitivo frisar tanto a presença de Margaery, mas como não amar a moça que está domando o detestável leão? Aliás, como não admirar a pompa dos Tyrell como um todo? Cersei e Tywin estão conversando sobre eles. Todos estão falando de Margaery. Os Lannister/Baratheon estão por baixo. Aos olhos do povo, Westeros tem uma nova casa governante, mesmo que indiretamente.

Maisie Williams, a Arya, é até hoje a atriz de Game of Thrones com maior evolução. Lá no começo, em suas cenas que resumiam-se a treinar luta de espadas com Syrio Forel, ela tinha óbvios problemas em representar com clareza e as coisas soavam artificiais, mesmo que adoráveis. Agora tudo nela é verdadeiro. A dor, a bravura. O filhote de lobo cresceu. Que cena bonita a que ela enfrenta o Cão, atitude tão forte que ganhou até o reconhecimento do líder da Irmandade.

Antes de chegar à tão esperada cena final, houveram duas passagens minuciosamente construídas. A primeira foi a batalha na casa de Craster, com a assustadora morte do Comandante Mormont (que lembrou a triste morte do Meistre Luwin no finale passado) e uma merecida facada em Craster. Quem dali era importante ou legal, conseguiu fugir. A segunda foi Jaime e Brienne compartilhando dores e quase sendo um ombro para o outro chorar. O desenvolvimento dessa história dos dois é lindo.

Game of Thrones 3x04 (2)

Mas o que importa realmente? Importa é que a hora chegou. A hora de Daenerys Targaryen, Nascida da Tormenta, Sangue da Antiga Valíria, Mãe dos Dragões, khaleesi e vários outros títulos kick-ass que ela poderia receber, chegou. É uma atenuação dizer que a cena final do episódio foi apoteótica. Ela foi… Game of Thrones. Indescritível, aterradora e bem feita. Daenerys é uma personagem para se admirar.

Eu me mantenho, agora mais que nunca, Team Targaryen. E vocês?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER