Game of Thrones 5×08 — Hardhome

Episódio sólido de Game of Thrones entrega final eletrizante e inesperado

Às vezes um homem tem que fazer escolhas difíceis , escolhas que podem parecer erradas para os outros, mas que você sabe que são corretas a longo prazo “ — TARLY, Samwell

Jon Snow e Daenerys eram os personagens que mais sofriam com uma espécie de “síndrome de protagonista”. Ambos protagonizavam momentos em Game of Thrones nos quais o tratamento especial que recebiam os destacavam dos demais personagens de uma forma que prejudicava seu desenvolvimento.

Nesta atual temporada, tanto Snow quanto Dany estão em pontos da história em que seus conflitos ajudam a destacar suas fraquezas, retirando deles essa aura especial que os blindava e nos impedia de sentirmos que eles estavam realmente em perigo em algum momento da história.

Os dois personagens possuem muito em comum, estão longe de casa, se tornaram líderes e foram subjugados em algum momento. Daenerys, após uma onda de conquistas nas temporadas anteriores, teve seu lado falho explicitado através de suas decisões precipitadas e por vezes muito inflexíveis. São em momentos como este que o ambiente em que ela se situa se transforma e isso colabora para que tenhamos acesso a uma versão emocional e crível da personagem.

Muito disso se torna visível através dos diálogos. Em Hardhome, por exemplo, sua interação com Tyrion traz a compensação pelo aguardado encontro, ao mesmo tempo em que trabalha a química dos dois personagens, instigando-a a revelar suas intenções.

Game of Thrones 5x08 Hardhome (1)

Saber que Daenerys não almeja apenas o trono, mas desconstruir o sistema político de Westeros, retoma a gana da personagem sem deixar que ela retorne a ser indefectível, já que, claro, através de suas falas que ela não faz ideia de como alcançar seu objetivo ao achar que um exército e seus três dragões bastam.

É aí que entra a importância deste diálogo ao demonstrar que Tyrion é uma companhia necessária para o andamento da história da mãe dos dragões. Ele possui inteligência e astúcia que falta em seu conselho.

No caso de Jon Snow, tornar-se senhor comandante da patrulha e tomar decisões difíceis e impopulares amadureceu o personagem e a história da muralha de uma forma que as temporadas anteriores não fizeram.

Mas é na intensa e inesperada cena da batalha contra os White Walkers que vemos que Game of Thrones soube inserir a participação de Snow na série ao colocá-lo com um homem qualquer em meio a tantos outros.

Sim, ele é o comandante da patrulha, mas de nada vale um título como esse quando se depara com uma ameaça tão aterradora quanto uma avalanche de mortos-vivos. E é bom ver que a série percebe isso, porque é exatamente este nivelamento que torna mais fácil acreditar no senso de perigo que a série deseja transmitir para nós.

Game of Thrones também executa com sucesso a nossa quebra de expectativa. Estamos acostumados a esperar que o nono episódio da temporada seja aquele que trará um dos eventos mais marcantes. Ao inserir uma batalha no episódio que o antecede, ficamos a nos perguntar o que reserva este tradicional episódio.

Não devemos esquecer que estamos assistindo a uma temporada que tem deixado a desejar no quesito foco e dosagem dos arcos que criou até aqui. Vale lembrar que este episódio não seria tão intenso se as outras histórias apresentadas também não estivessem igualmente sólidas. Enquanto o andamento delas nos fez crer que este seria mais um episódio de preparação de terreno, esta foi exatamente a distração que ampliou o impacto da cena final.

Ao mesmo tempo, Game of Thrones tem obtido sucesso ao se distanciar do material original, adaptando e reorganizando histórias e realocando personagens. Se o material novo seguir a intensidade e a utilidade que vimos na cena final de Hardhome, podemos ficar tranquilos que o destino da série será promissor.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER